“Grave prejuízo”: falta de dinheiro afeta atendimento no INSS

2 Min. de Leitura

Precisando se adequar ao tetos de gastos públicos, o governo federal está cortando verbas de vários ministérios e causando uma espécie de apagão em serviços públicos neste fim de ano. Um dos órgãos afetados é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões —, que alertou ao governo federal sobre “grave prejuízo” ao seu funcionamento a partir desta quarta-feira (7/12).

O presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, enviou um alerta ao governo federal informando que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 7/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

O alerta não detalha como a população poderá ser afetada. Em nota oficial, no entanto, o INSS garante que os benefícios sociais serão pagos normalmente e no prazo e que as agências não serão fechadas, pelo menos por enquanto.

“O Ministério do Trabalho e Previdência e o INSS esclarecem que as restrições orçamentárias impostas neste fim de ano não ocasionarão interrupção dos serviços do INSS aos segurados. E que não haverá fechamento das unidades. O atendimento ao público está mantido. Reforçamos também que todos os pagamentos dos benefícios operacionalizados pelo INSS, como aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, além dos assistenciais (como o BPC), entre outros, estão assegurados”./ Metrópoles 

Foto: reprodução

Compartilhar Notícia