Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Governo antecipa 13º do INSS para abril e maio; veja calendário
DestaquesOutros

Governo antecipa 13º do INSS para abril e maio; veja calendário

Ultima atualização: 20/03/2026 9:01 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

O governo federal antecipou o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para as competências de maio e abril, conforme decreto presidencial publicado em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (19/3).

Além de aposentados e pensionistas, têm direito ao 13º beneficiários que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão no último ano.

Os valores são pagos em duas parcelas. A primeira parcela corresponde à metade do valor do benefício devido em abril, na mesma data em que é pago o benefício do mês. A segunda parcela, a ser paga na competência de maio, é depositada com desconto do Imposto de Renda para aposentados que ficarem acima do limite de isenção. O cálculo do IR sobre o 13º é feito à parte, sem considerar os rendimentos do mês, por ter tributação exclusiva na fonte.

Considerando o calendário anual de pagamentos do INSS, a primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre 25 de maio e 8 de junho. O calendário começa pelos benefícios de até um salário mínimo.

A liberação vai beneficiar 35,2 milhões de segurados.

Veja o calendário de pagamento para o 13º do INSS em 2026

Para benefícios iguais ao salário mínimo, primeira e segunda parcelas

ícioAbr/26Mai/26
124/abr25/mai
227/abr26/mai
328/abr27/mai
429/abr28/mai
530/abr29/mai
604/mai01/jun
705/mai02/jun
806/mai03/jun
907/mai05/jun
008/mai08/jun

Para benefícios acima do salário mínimo, primeira e segunda parcelas

Final do benefícioAbr/26Mai/26
1 e 604/mai01/jun
2 e 705/mai02/jun
3 e 806/mai03/jun
4 e 907/mai05/jun
5 e 008/mai08/jun

O calendário mensal de pagamentos do INSS leva em conta o número do benefício de cada segurado, sem considerar o dígito.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o objetivo da medida é antecipar a renda de beneficiários que têm direito ao 13º, com o adiantamento de R$ 78,268 bilhões na economia do país, levando em conta as duas parcelas.

Para casos em que o benefício esteja programado para acabar antes de 31 de dezembro de 2026, o valor do abono anual será calculado proporcionalmente ao período de recebimento.

Quem começou a receber aposentadoria e pensão a partir de fevereiro de 2025 tem direito a um 13º proporcional neste ano, equivalente aos meses de recebimento do benefício. Já os trabalhadores que se aposentam após o pagamento das duas parcelas recebem o 13º em novembro.

Segurado com auxílio-doença também têm um outro cálculo no pagamento, que leva em conta um número proporcional de meses, já que se trata de um benefício temporário.

A consulta para saber o valor exato que será pago é liberada próxima à data de pagamento, pelo aplicativo ou site do Meu INSS. É preciso ter cadastro no Gov.br para conseguir o acesso no celular e no site.

Quem não recebe

Não recebem 13º salário quem recebe um BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, além de beneficiários de Renda Mensal Vitalícia./Folha SP

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Oscar Schmidt, lenda do basquete brasileiro, morre aos 68 anos

17 de abril de 2026
CearáDestaques

Encontro entre Domingos Filho e Evandro Leitão reforça sinais sobre composição da base governista

17 de abril de 2026
CearáDestaques

Ministros do governo Lula cumprem agenda no Ceará neste sábado com anúncios na saúde e investimentos para municípios

17 de abril de 2026
CearáDestaques

Jeová Mota participa de inauguração em Ocara ao lado prefeito Dr. Leonildo, após agenda com governador nos Inhamuns

17 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?