Criado como um instrumento permanente de financiamento da educação pública, todo recurso gerado por meio do Fundeb é redistribuído para ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, bem como para a valorização dos profissionais da área.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está diretamente envolvido na operacionalização do Fundeb, desempenhando as atribuições de: dar apoio técnico acerca do Fundo aos estados, Distrito Federal, municípios, conselhos e instâncias de controle; realizar capacitação dos membros dos conselhos; divulgar orientações e dados; monitorar a aplicação de recursos; e realizar estudos técnicos com vistas ao valor referencial anual por estudante que assegure a qualidade do ensino.
Diante disso, o Ministério da Educação e o FNDE produziram uma cartilha, um manual e um caderno de perguntas e respostas que orientam gestores e técnicos educacionais, conselheiros de controle social e demais profissionais da área. A Cartilha foi produzida com o intuito de aproximar gestores e anunciar, de forma didática, as grandes mudanças sancionadas por meio da Lei nº14.113/2020.
Fonte: MEC, com informações do FNDE