Fisioterapia melhora a qualidade de vida da terceira idade

3 Min. de Leitura

Com a chegada da terceira idade, é natural que o corpo se torne mais frágil e surjam algumas doenças consideradas graves como problemas cardíacos, dores musculares e nas articulações.

É justamente por isso que pessoas com mais de 60 anos devem ter acompanhamento de um fisioterapeuta. Nesses casos, além de tratamento, a especialidade também serve como prevenção de novos males, agregando qualidade de vida para o idoso.

“Pelo processo de envelhecimento, ossos, tendões e músculos ficam mais frágeis. É normal. A fisioterapia preventiva pode evitar problemas ou atuar prevenindo sequelas, como após um AVC, por exemplo”, afirma a fisioterapeuta da Sociedade Brasileira de Arte (SOBACC), Liana de Lima.

O tratamento fisioterápico ajuda, por exemplo, na correção de posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso. Além de ajudar o paciente a recorrer menos ao uso de medicamentos. A fisioterapeuta reforça essa ideia.

“Alguns casos como de cervicalgia (dor na região cervical) e lombalgia (dor na região lombar) afetam quase metade dos pacientes acima de 65 anos. Nessas situações, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias”, explica a especialista.

Para Liana, a fisioterapia preventiva pode, sim, ser uma alternativa para o exercício físico. “Pode ser feita, por exemplo,  a hidroterapia que ajuda a diminuir o atrito entre as articulações e o calor da água melhora a flexibilidade, alivia as tensões e facilita os exercícios. Já a fisioterapia clínica, procura o alívio de problemas já existentes como inflamações, dores, traumas ortopédicos e neurológicos”, declara a fisioterapeuta da SOBACC.

Quando associada a outras terapias, como pilates e acupuntura, a fisioterapia ajuda no controle da insônia, da pressão arterial e até da depressão.“Não há contra-indicações. Mas quem tem problema de saúde ou sente qualquer desconforto deve procurar inicialmente o médico. Ao iniciar a fisioterapia também é realizada uma análise completa do estado físico do idoso. É, sim, possível chegar à terceira idade, saudável”, garante a fisioterapeuta.

(Tribuna do Ceará)

Compartilhar Notícia