FIEC entrega Medalha do Mérito Industrial e Comenda da CNI aos agraciados de 2023 e 2024

4 Min. de Leitura

Em sua tradicional celebração do Dia da Indústria, realizada na noite desta quinta-feira (09/05), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) premiou sete industriais com as maiores comendas do segmento no estado e no país: a Medalha do Mérito Industrial da FIEC e a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles; Cristiano Peixoto Maia, presidente do Grupo Samaria; e Roberto Soares Pessoa, prefeito de Maracanaú e presidente e fundador da Emape, foram condecorados com a Medalha do Mérito Industrial da FIEC relativa ao ano de 2023. Já Francisco Deusmar de Queirós, fundador do Grupo Pague Menos; Lourival Assunção Tavares, presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção; e Mario Araújo Alencar Araripe, sócio-fundador da Casa dos Ventos, receberam a premiação alusiva a 2024. A noite de comemorações contou também com a entrega da Ordem do Mérito Industrial da CNI a Ricardo Steinbruch, presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil e atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

O Presidente da FIEC e Vice-Presidente executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, conduziu a celebração e destacou em seu discurso o caráter central da indústria na conjuntura histórica e atual. “Somos o setor produtivo com maior capilaridade no tecido socioeconômico. O resultado do nosso esforço criativo e da nossa capacidade de trabalho se faz presente em todos os espaços onde há interação humana. Desde os primeiros passos que damos, todas as nossas experiências de vida têm a marca da indústria. Estamos na alimentação, na educação, na saúde, no lazer, no vestir, no ir e vir cotidiano das pessoas. Em nossas unidades fabris, geramos centenas de milhares de empregos de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas”, salientou.

Para Ricardo Cavalcante, essa onipresença e robustez da indústria não seria possível sem o árduo trabalho dos homenageados da noite: “Nos anima saber que não estamos sós nesta caminhada. Que ao nosso lado caminham industriais que fazem de suas vidas um exercício cotidiano de amor ao trabalho e às pessoas, e de compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. E hoje, quando comemoramos o Dia da Indústria, com a FIEC completando 74 anos de existência, queremos compartilhar com todos vocês a alegria de homenagear com a outorga da nossa comenda maior sete industriais cujas histórias de vida são fonte permanente de inspiração para todos nós”.

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), participou da celebração e destacou a importância das homenagens realizadas na noite, além de defender duas principais pautas: a igualdade na cobrança de impostos a produtos brasileiros e estrangeiros e as possibilidades geradas pelas energias renováveis para o Ceará. “Quero saudar o nosso presidente Ricardo Cavalcante e em especial, os homenageados e a homenageada da noite. Fico muito honrado em poder estar nesse momento em uma festa tão bonita, que homenageia pessoas que dedicam sua vida a fazer esse estado crescer, se desenvolver, gerar oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, frisou.

Compartilhar Notícia