A XI Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), realizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) foi um sucesso. O evento foi realizado no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, entre os dias 13 e 15 de julho.
Considerada a maior feira do segmento do Ceará – devido o número de expositores, valor movimentado e por reunir agricultores e agricultoras familiares de todo o Estado – a Feceaf possibilita uma imersão na cultura do campo.
O evento contou com a participação de 340 expositores de produtos de origem agrícola, animal e artesanal, 40 expositores de ovinos e caprinos, e, vários expositores de máquinas e equipamentos apropriados para a Agricultura Familiar. A Feira também contou com uma praça de alimentação, casa de farinha, engenho e muita animação ao som de forró pé de serra e de outras atrações.
Durante os três dias de evento estima-se que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas visitaram a XI Feira Cearense da Agricultura Familiar. Além da exposição, da compra e venda de produtos da agricultura familiar, também houve capacitação para os produtores rurais e apresentação de quadrilhas juninas.
No sábado, a programação foi voltada para capacitação e entrega de premiação do concurso leiteiro. A programação musical ficou a cargo da Banda Cacimba de Aluá e Bete Nascimento, ex-vocalista da Banda Mastruz com Leite.
O presidente da Fetraece, Raimundo Martins, classificou o evento como um grande sucesso e aproveitou para agradecer as parcerias que resultaram na maior Feira da Agricultura Familiar já realizada pela instituição, bem como os expositores, equipe de trabalho, conferencistas, participantes dos cursos e artistas que alegram o evento com seus talentos. O presidente da Fetraece, também ressaltou que outros movimentos serão realizados para fortalecer ainda mais o potencial do trabalhador e trabalhadora rural.
Fotos: Janes P. Souza e Marcos Felipe