Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Festival Ceará Sem Fome: TikTok investirá na qualificação e comercialização de produtos de beneficiários
CearáDestaques

Festival Ceará Sem Fome: TikTok investirá na qualificação e comercialização de produtos de beneficiários

Ultima atualização: 19/06/2026 10:19 AM
Redação
Compartilhar
7 Min. de Leitura
Compartilhar

A luta contra a fome no Ceará ganhou um novo aliado. Investimentos do TikTok vão fortalecer pequenos empreendedores que encontraram, na qualificação profissional, um caminho para transformar desafios em oportunidades e construir uma nova fonte de renda. O acordo, firmado entre a plataforma e o Governo do Ceará, em articulação com o programa, foi oficializado na tarde desta quinta-feira (18/6), durante a abertura do Festival Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza.

“Essa ação vai impactar famílias que têm pequenos negócios, ampliando a divulgação de seus produtos nas plataformas digitais. Já temos mais de 14 mil pessoas trabalhando, garantindo autonomia econômica e possibilitando que saiam de uma situação de assistência para ingressar no mundo do trabalho. O Ceará Sem Fome é um programa exitoso, que nos permite comemorar o fato de mais de 400 mil pessoas terem saído da extrema pobreza no Ceará”, celebrou o governador Elmano de Freitas.

O chefe do Executivo estadual lembrou que o TikTok é um novo apoiador do programa, somando-se aos esforços de outros parceiros. “Quero agradecer a cada prefeito, prefeita, às secretarias municipais de assistência social e a todos que dedicam sua energia para que esse programa seja um sucesso no Ceará”, afirmou.

Elmano também destacou que o programa foi reconhecido nacionalmente como uma das iniciativas mais exitosas do país no combate à extrema pobreza, ao conquistar o Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). “O programa Ceará Sem Fome é um passo muito importante para construirmos uma sociedade mais justa, com mais cidadania e oportunidades”, concluiu.

Aberto ao público, o festival, em sua terceira edição, reuniu uma série de atividades ao longo do dia, incluindo uma feira com 100 expositores beneficiários do programa, oficinas práticas, painéis, capacitações e oferta de serviços à população. Cerca de cinco mil pessoas participaram.

Aporte financeiro e capacitação

O TikTok, que destinará cerca de R$ 1 milhão a iniciativas de combate à fome no estado, está presente no evento com um espaço dedicado à produção de conteúdo, orientação sobre o uso das redes sociais e estratégias de divulgação para pequenos negócios. Os recursos da empresa serão destinados a ações de apoio aos beneficiários do eixo +Qualificação e Renda, uma das principais frentes do Ceará Sem Fome (CSF).

“Estamos muito orgulhosos da parceria com o programa Ceará Sem Fome, pois acreditamos que o impacto social começa com investimentos capazes de gerar transformações reais e tangíveis na vida das pessoas. Esta iniciativa é uma forma de materializarmos nosso compromisso de longo prazo com o Ceará, unindo segurança alimentar e desenvolvimento econômico regional a uma causa que já é prioridade para o TikTok por meio da nossa campanha global Ingrediente Principal, focada no combate à fome, na alimentação saudável e no bem-estar”, disse Handemba Mutana, diretor de Responsabilidade Social do TikTok na América Latina.

Também participaram da formalização do acordo a vice-governadora, Jade Romero; o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; além de outras autoridades.

Redução da extrema pobreza

Durante o evento, a presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, destacou o papel social do programa. Segundo a primeira-dama do Estado, as ações desenvolvidas contribuem para a redução da extrema pobreza no Ceará, que registrou, pela primeira vez, índice inferior a 10%. “Esse festival é fruto de um trabalho conjunto com a sociedade civil, empresários e os governos municipal, estadual e federal. Com força, coragem e vontade de sonhar e realizar, chegamos até aqui”, afirmou.

Lia também ressaltou que a segurança alimentar é uma prioridade no Ceará. “Priorizamos a alimentação para que as pessoas possam crescer, se desenvolver e estudar. Hoje, por meio de 1.300 espaços instalados em territórios periféricos, mobilizamos mais de 130 mil pessoas em busca de oportunidades e de inserção no mercado de trabalho”, pontuou a presidente do CSF.

Empreendedorismo, cidadania e geração de renda

No período da tarde, a programação do Festival Ceará Sem Fome prosseguiu com oficinas, painéis, capacitações e outras atividades voltadas ao atendimento da população, com foco na inclusão social e na cidadania. Entre os serviços oferecidos, destaque para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Após a solicitação, o documento é entregue aos cidadãos em até 30 dias.

Na área de exposições, diversos serviços foram oferecidos por beneficiários do Ceará Sem Fome (CSF). Ivy Melo, moradora do bairro Vila Velha, é massoterapeuta desde 2015. Beneficiária do Instituto Alex Nunes, ela participa pela primeira vez do festival como expositora e destacou a importância da oportunidade. “É uma grande oportunidade que eu jamais pensei em ter. Isso comprova que não é só um prato de comida, mas que, por meio do alimento, vêm o conhecimento e novas práticas. Tudo isso tem ajudado não apenas a mim, mas também muitas pessoas do bairro. Esta é a primeira de muitas oportunidades”, afirmou.

Já Raimunda Paula, cozinheira da Associação Boa Esperança, na Barra do Ceará, participou do evento com um estande onde comercializava pratinhos e cachorros-quentes ao lado da irmã, Regina Lúcia. “O movimento e as vendas estão ótimos. Daqui a pouco vamos sair com tudo vendido”, disse Raimunda Paula, que, no dia a dia, também vende pastéis, batatas fritas e macarronada no bairro onde mora.

As beneficiárias fazem parte do eixo +Qualificação e Renda – uma das principais frentes do CSF -, celebrada no festival. Desde o seu lançamento, em 2024, a iniciativa tem contribuído para transformar a vida não apenas da massoterapeuta Ivy Melo e das cozinheiras Raimunda Paula e Regina Lúcia, mas também de mais de 35 mil beneficiários em 174 municípios cearenses.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Guimarães diz que orientação do governo é apuração total sobre Banco Master: “Doa a quem doer”

19 de junho de 2026
DestaquesOutros

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos com mais de 15 anos de idade

19 de junho de 2026
CearáDestaques

Alece reúne serviços e ações de cuidado animal em mais uma edição do Alece Pet

19 de junho de 2026
DestaquesOutros

Lula sanciona piso salarial para professores da educação básica

19 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
imunify-bot-check
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?