Os protocolos sanitários para as festas de fim de ano ainda estão sendo discutidos, um dos parâmetros que será utilizado para o planejamento das festividades é o resultado de eventos-teste realizados no Estado desde setembro.
Além do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, dois jogos de futebol com presença de torcida no estádio foram liberados como eventos-teste. De quarta-feira (06/10) até esta sexta-feira (08/10) um evento corporativo reuniu ao todo oito mil pessoas no Centro de Eventos, recebendo participantes de diversos estados. Em outubro, quatro eventos-teste são programados na Rede Cuca, em Fortaleza.
Um evento-teste de sucesso é aquele em que todos os protocolos são seguidos e que, 14 dias depois, ninguém testou positivo para a Covid-19. É o que diz a coordenadora da Vigilância Sanitária do Estado, Dolores Fernandes. Esses protocolos vigentes, elaborados pela Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), dão conta de como cada tipo de evento deve ser organizado, monitorado e fiscalizado.
“A finalidade dos eventos-teste é exatamente fazer um evento controlado para avaliar esse impacto na transmissão da doença. E é esse impacto que vai apontar possibilidades ou não de flexibilizar cada vez mais os eventos, o número de pessoas por evento, essas coisas”, disse Dolores ao O Povo.