A informação foi confirmada pelo líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Segundo o deputado, o ato selando a filiação de Evandro deve contar ainda com o anúncio de migração de uma série de prefeitos cearenses ao partido. O partido ainda avalia o horário e local do evento que oficializará as filiação.
Evandro Leitão chega a legenda com status de pré-candidato a prefeito de Fortaleza, com apoio do ministro da Educação Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas (PT) para a disputa de 2024. A candidatura do deputado, no entanto, ainda depende do processo interno do PT, uma vez que existem hoje outros três pré-candidatos do partido à Prefeitura de Fortaleza – Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.
Na conferência nacional do PT nesta sexta-feira, (8/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para que os petistas encarem a oposição e fez críticas à capacidade política do próprio partido.
“Temos que nos perguntar por que que um partido muitas vezes no discurso diz que tem toda a verdade só conseguiu eleger 70 deputados. Por que tão pouco, se a gente é tão bom? Será que estamos tentando convencer o povo das nossas verdades ou temos que aprender com o povo para falar com eles? Questionou o presidente.
Em um discurso de cerca de uma hora de duração, Lula afirmou ainda que será cabo eleitoral em algumas cidades durante a eleição de 2024 e que o partido pode estudar fazer alianças com outras siglas da esquerda. “Se o partido não tem um candidato, a gente tem que apoiar um cara mais próximo de nós, A gente tem que fazer acordo com portidos de esquerda, pessoas democráticas, que vão cumprir o que a gente vai acordar”, concluiu o presidente.
No encontro do PT no próximo sábado, além da filiação de Evandro Leitão, outras filiações de prefeitos também estão sendo aguadadas.