Estudo de Campo: Cristiano Ronaldo deve levar o prêmio de melhor do mundo

3 Min. de Leitura

Quem será eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo da temporada 2017/2018? Para tentar responder à essa pergunta, o Esporte Espetacular organizou uma pesquisa, que analisou os votos e indicados nos últimos anos, e encontrou determinados padrões que ajudaram a chegar à seguinte conclusão: Cristiano Ronaldo é o grande favorito para levar o prêmio

A tendência é de que Mbappé e Griezmann disputem a terceira posição (6% de chance). Craque da Copa, Modric caminha para ser o segundo colocado (13%). E o melhor do mundo de novo deve ser Cristiano Ronaldo, com 57% de chance de ser eleito, pela sexta vez, um recorde.

A eleição para melhor do mundo da Fifa, prêmio chamado “The Best”, funciona da seguinte maneira: 25% da pontuação são compostos pelos votos dos treinadores; 25% dos capitães de todas as seleções ligadas à Fifa; 25% de jornalistas escolhidos no mundo todo; 25% do público geral, os torcedores, que podem votar pela internet.

A pesquisa, em parceria com o jornalista Samy Dana e a Escola de Matemática Aplicada da FGV-Rio, analisou todos os votos da premiação da Fifa desde 2014. Além disso, as indicações realizadas desde 2007. Foi possível observar algumas tendências: capitães votam em colegas de seleções ou de clube, nunca em concorrentes; técnicos escolhem atletas das suas seleções. Mas num universo de mais de 500 votos, fora os torcedores, esse tipo de voto parcial se dilui.

As competições que mais influenciam na votação são a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo. Isso ajuda a explicar a ausência do atacante Neymar entre os 10 indicados, divulgados nesta semana. Na eleição também pesa a camisa que o jogador veste. Os clubes mais populares são Real Madrid e Barcelona, com 61 milhões e 58 milhões de seguidores, respectivamente.

No fim, o que vale não é a temporada em si, mas o poder midiático de cada atleta e o protagonismo dele nos momentos de grande visibilidade, em campo na Liga dos Campeões e Copa do Mundo./ge 

Compartilhar Notícia