/Estudantes bloqueiam acessos da Reitoria da UFC em protesto contra reitor nomeado por Bolsonaro

Estudantes bloqueiam acessos da Reitoria da UFC em protesto contra reitor nomeado por Bolsonaro

Um grupo de estudantes fechou com correntes e cadeados durante aproximadamente três horas, na manhã desta sexta-feira (23/08), cinco acessos ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bairro Benfica, em Fortaleza. Eles protestaram contra a nomeação do novo reitor da universidade, José Cândido Albuquerque, que tomou posse do cargo nesta quinta-feira (22/08) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O novo reitor foi o terceiro colocado em uma consulta pública realizada com estudantes e professores da UFC.  O mais votado, o então vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida recebeu 7.772 votos na consulta enquanto Cândido recebeu 610 votos. O segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, chegou a receber 3.499 votos.

Este é o segundo protesto de universitários desde a nomeação do novo reitor da UFC. Na terça-feira (20), os estudantes fecharam o mesmo cruzamento, no Bairro Benfica. Antes do protesto, houve uma reunião nos jardins da Reitoria, com os diretórios e centros acadêmicos dos cursos da UFC para discutir ações a respeito da nomeação.

No protesto desta manhã, os manifestantes chegaram à sede da Reitoria por volta das 7h, com instrumentos musicais e cartazes. Os universitários gritaram palavras de ordem contra a nomeação do reitor, como: “Fora interventor, não elegemos, não reconhecemos!”.

“Nós não reconhecemos ele como nosso reitor, é uma ação de indignação, a gente quer dar através dessa pressão que ele não ocupe mais o cargo, que ele entregue o cargo”, disse a estudante.

A nomeação de Cândido Albuquerque, anunciada em edição extra do Diário Oficial da União na segunda-feira (19), contrariou a preferência de estudantes, professores e servidores tanto em consulta pública quanto na elaboração da lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni)./G1

Comente com Facebook