Estudante cearense tira nota máxima em matemática no Enem 2023 e revela dica de estudo: ‘focar na resolução de questões’

3 Min. de Leitura

O estudante cearense Gustavo Moraes Teles, de 18 anos, tem muito o que comemorar: ele tirou 958,6 em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota mais alta alcançada na prova de Matemática e Suas Tecnologias. O rapaz revelou sua rotina de estudos e afirma: vai comemorar o feito em um rodízio de pizzas.

“Estava em casa quando fiquei sabendo da nota. Quando abri o resultado e vi 958,6, fiquei com uma felicidade imensa, não estava nem acreditando. Desde pequeno, sempre gostei de matemática, sempre me identifiquei muito, participei de olimpíadas”

A matéria é famosa por ‘assustar’ com milhares de fórmulas e cálculos extensos. Mas, para Gustavo, o segredo é focar na resolução, o que exige muito treino. Esta é a dica do estudante:

“Uma dica é focar na resolução de questões. Fazer umas 20 questões por dia de matemática está ótimo, porque você vai vendo na prática como aplica as fórmulas. Não acho certo se apegar muito às fórmulas, mas resolvendo as questões você vê o melhor jeito possível de aplicar”.

A rotina de estudo de Gustavo era de pelo menos quatro horas diárias de dedicação, além das aulas no Colégio Master, em Fortaleza. Ele chegou a fazer a prova quando estava no 1° e 2° ano do Ensino Médio para treinar.

Matemática e Ciências da Natureza foram seu foco para o Enem 2023, mas a Redação de Gustavo também obteve um resultado próximo ao valor máximo: 920 como nota.

Ele ainda conta que conseguia conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia, como sair com os amigos, dormir bem. E aqui vai outra dica de Gustavo: ter tempo para descontrair é de grande ajuda.

“A rotina dependia da quantidade de aulas que tinha na escola. Mas, em média, eram quatro horas. Consegui dormir tranquilo, não deixei de sair com meus amigos. Consegui um jeito de ficar organizado para que eu não ficasse só 100% focado nos estudos, ter tempo para descontrair”, disse ao g1.

Agora, Gustavo quer cursar Ciências da Computação, de preferência na Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Minha família está muito feliz e orgulhosa. Vou celebrar em um rodízio de pizza”, brincou./g1

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia