Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Em parceria com o MEC, Governo do Ceará adere ao programa Juros por Educação e terá R$ 12 milhões para educação profissional
CearáDestaques

Em parceria com o MEC, Governo do Ceará adere ao programa Juros por Educação e terá R$ 12 milhões para educação profissional

Ultima atualização: 25/06/2026 10:32 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (24/6), documento confirmando a adesão do Estado ao programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ação trará mais de R$ 12 milhões em investimento para o ensino profissional técnico de nível médio, implementando 39 cursos em 11 eixos tecnológicos.

O momento, que aconteceu em Fortaleza, também contou com as presenças do senador Camilo Santana, do ministro da Educação, Leonardo Barchini; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.

“O orgulho do Ceará hoje é a juventude da escola publica do Ceará. Estamos fazendo aqui o melhor para o nosso povo, garantindo escola profissionalizante, escola em tempo integral e vagas nas faculdades. O Ceará não tem dívida com a União, se mantendo em dia há muitos anos. Assim, estamos acessando um fundo de compensação dos estados que deviam. Foi muito bem-vinda essa decisão do Governo Federal, garantindo esse recurso para a educação”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O programa irá trazer para a educação cearense a ampliação ao acesso dos estudantes à educação profissional, influenciando diretamente na permanência dos alunos na escola e no sucesso dos matriculados dentro das unidades educacionais. Além de preparar, ainda mais, a juventude para as demandas do mercado de trabalho.

“O presidente Lula decidiu que as dividas dos estados tiveram juros reduzidos, gerando um montante e parte disso será investido em educação. Então, criou-se um Fundo para beneficiar aqueles estados sem dívidas. A contrapartida desse dinheiro é o Estado ampliar as matrículas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. É uma forma criativa de ampliar esse investimento na educação”, explicou o senador Camilo Santana.

Atualmente, o Ceará conta com 138 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e mais de 65 mil estudantes matriculados dentro das unidades de ensino desta modalidade. Ao todo, 52 cursos técnicos são ofertados.

Ministro da Educação, Leonardo Bachini exaltou o trabalho do Governo do Ceará em prol do desenvolvimento dos estudantes cearenses. “Vale a pena sim investir na educação. Isso é uma prioridade do presidente Lula, do senador Camilo, do governador Elmano. Vale a pena sim investir nessa juventude. Hoje, só para o Ceará, estamos anunciando um investimento importantíssimo para o ensino técnico. Viva a educação no Ceará”.

“Todo investimento do Ministério da Educação no Ceará e em Fortaleza, no sentido de melhorar estruturas, ofertar novos cursos e dar mais condições para alunos e professores, é uma motivação maior para os estudantes da rede municipal ingressarem no Ensino Médio com mais vontade de aprender. Esse aporte de R$ 12 milhões para as escolas profissionalizantes é um exemplo dessa motivação”, salientou o prefeito Evandro Leitão.

Nova sede

Ainda nesta quarta-feira, o governador Elmano de Freitas visitou as obras do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O local será a sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/Centro Tecnológico de Ciências Naturais). O prédio principal tem quatro pavimentos (subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos e terraço).

“Eu quero, no futuro, como colegas de vocês, andar nesse campus com ele funcionando. Meu desejo é poder encontrar alguns de vocês aqui, fazendo o curso que vocês decidirem fazer”, complementou o governador Elmano de Freitas.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPolítica

Racha no bolsonarismo: Flávio tenta apagar incêndio após vídeo de Michelle

25 de junho de 2026
CearáDestaques

Alece publica retificação de edital e prorroga inscrições do concurso público

25 de junho de 2026
DestaquesPolítica

Quem são os cotados para substituir Jaques Wagner na liderança do governo

25 de junho de 2026
DestaquesOutros

Lavagem nasal: entenda os riscos de fazer errado, como ocorreu com o apresentador João Inácio Jr.

25 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?