Eleitores de Fortaleza terão acesso a ônibus e metrô gratuitos no próximo domingo (6/9), quando ocorre primeiro turno das eleições.
O Governo do Estado já havia sancionado também a gratuidade nos ônibus que viajam nas regiões metropolitanas e entre municípios do Ceará.
O benefício vale para viagens no transporte metroviário, rodoviário intermunicipal e metropolitano.
As eleições 2024 ocorrem em 6 de outubro. Se houver segundo turno – em Fortaleza e em Caucaia, cidades cearenses que podem ter a segunda do pleito -, a votação será em 27 de outubro.
Como obter a passagem gratuita
Ônibus urbano em Fortaleza
- A passagem será gratuita entre 5h e 18h nos dias de eleições.
Serviço Regular Interurbano Convencional (viagens entre cidades):
- O reconhecimento da gratuidade nos deslocamentos será garantido mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino.
- Não será cobrada tarifa do usuário entre 17h da sexta-feira anterior à eleição e 8h da segunda-feira imediatamente seguinte.
- O eleitor solicitar a reserva das passagens de ida e volta com pelo menos dois de antecedência da data prevista para a viagem ao município de votação.
- Quando não houver oferta de linhas interurbanas entre a origem da viagem e o local de votação, serão permitidas reservas de passagens sem cobrança de tarifas para o município polo próximo ao local de votação de acordo com relação de municípios.
Serviço Regular Metropolitano Convencional Complementar (viagens na região metropolitana):
- Gratuidade das 5h às 18h do dia da eleição.
- O reconhecimento da gratuidade nos deslocamentos será garantido mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino.
Transporte Intermunicipal
Haverá também a gratuidade no transporte metroviário e rodoviário intermunicipal e metropolitano nos períodos de votação das eleições gerais e municipais. A lei foi aprovada na última terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece)
A medida que passou pelo Legislativo estadual, entretanto, vale para todas as próximas eleições e eventuais plebiscitos. Devolvida ao Palácio da Abolição, a determinação foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas (PT) na última quarta-feira (25).
Conforme o projeto de lei, para o transporte interurbano convencional e complementar, não será cobrada taxa da sexta-feira antes das eleições até as 8 horas da segunda-feira seguinte. Já para o serviço metropolitano e metroviário, a taxa não será cobrada das 5h até as 18h do dia da eleição.
Metrofor
O funcionamento do Metrô e VLTs no Ceará também será gratuito em todas as linhas operadas pelo Metrofor na capital e no interior do estado. A operação terá início por volta de 7h30 e seguirá até por volta de 18h, atendendo os eleitores e as eleitoras que precisam se deslocar para seus locais de votação.
Para o embarque nas linhas Sul e Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e VLTs de Sobral e Cariri, não será necessário apresentar documentação comprobatória do local de votação.
No dia, o transporte sobre trilhos funcionará em horários especiais. Por isso, os usuários devem consultar a programação das viagens de Metrô e VLT, válida apenas para o dia 6 de outubro./g1
(Foto reprodução)