O processo unificado de escolha dos conselheiros tutelares será no próximo domingo, dia 4 de outubro. Qualquer cidadão maior de 16 anos e com título de eleitor pode votar. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está acompanhando a lisura de todo processo eleitoral e é responsável, também, por fiscalizar a atuação dos conselheiros eleitos.
Será a primeira vez que a votação ocorrerá na mesma data em todo o país. Com isso, espera-se garantir maior participação da sociedade na escolha dos conselheiros tutelares, que têm atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos violados. Apesar de o voto ser facultativo, para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), promotora de Justiça Antônia Lima, a participação no processo seletivo é uma ótima oportunidade para o exercício da cidadania. “Todo cidadão consciente deve exercer este direito e, antes de votar, deve se perguntar se seu candidato conhece o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e se já contribuiu efetivamente para melhorar a situação dos jovens no município”, afirma.
Para conhecer os candidatos e os locais de votação, os eleitores devem procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da sua cidade.