Educação de Tamboril avança no IOEB 2023 e fica entre as 11 melhores do Brasil

3 Min. de Leitura

O Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) revela as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município, estado ou Distrito Federal, incluindo tanto informações referentes à qualidade da oferta para estudantes que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças, adolescentes e jovens que não frequentam a escola.

O estudo procura diagnosticar uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual e também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.

Em 2023, de seis em cada dez municípios que mais avançaram no Ioeb, ficam na região Nordeste (67%). Os dados são da organização Roda Educativa, antiga Comunidade Educativa Cedac, que faz a gestão do indicador, e são relativos à comparação com 2019.

O Ioeb nacional cresceu de 4,85 em 2019, para 5 em 2021 e 5,1 em 2023. O Ceará fica em destaque com 70 municípios entre os 500 com maiores avanços no indicador.

O município de Tamboril ficou com 5,1 em 2019, em 2021 com 5,7 e subiu para 5,9 em 2023, obtendo uma nota superior a média do Brasil que foi de 5,1 e a do Ceará, de 5,5.

O Ioeb realiza um diagnóstico que reúne informações essenciais para classificar o nível de gravidade do caso e o grau de urgência do atendimento jogando luz às oportunidades educacionais que estão recebendo, em cada município, estado ou Distrito Federal.

A abordagem é realizada de forma mais integrada oferecida no município, incluindo a participação das diversas instâncias do poder público e também da sociedade civil. O Ioeb reúne em um único índice dados referentes às quatro dependências administrativas (federal, estadual, municipal e privada), possibilitando um diagnóstico possível de criar novas oportunidades de desenvolvimento do ensino naquele município.

O objetivo é diagnosticar quando o município está caindo, quando ele está estagnado ou quando ele está avançando como neste exemplo de Tamboril.

Nas redes sociais a Secretaria de Educação de Tamboril, comemorou a conquista.

“Orgulhosamente, anunciamos que a Educação de Tamboril alcançou um marco extraordinário, estamos entre as 11 melhores do Brasil! Superando tanto o ranking estadual quanto o nacional, atingimos uma pontuação excepcional de 5,9 no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Isso reflete nosso compromisso contínuo com a excelência educacional e o desenvolvimento de nossos estudantes”. diz a mensagem.

O prefeito de Tamboril Marcelo Mota parabenizou a Secretaria Municipal de Educação; professores, diretores, coordenadores, profissionais da Educação e toda a comunidade escolar pelo resultado alcançado que representa o avanço educacional do município e melhores oportunidades na vida dos estudantes de Tamboril.

Compartilhar Notícia