A fake news chegou a extrapolar o limite do bom senso, especulando que o produto que seria consumido poderia ser de plástico.
Em um dos vídeos que circula na redes sociais, uma mulher aparece desesperada por colocar um punhado de arroz no bico de um fogão e o produto pegar fogo. Nas imagens, ela diz que aquela é a prova de que o arroz “é de plástico”. Outro vídeo mostra operários de uma fábrica criando uma mistura sintética para simular grãos de arroz. “Esse é o arroz que vem da China para o Brasil. Arroz sintético, um plástico transgênico, modificado geneticamente… O grão da morte”, escreveu um usuário do ‘X’, antigo Twitter.
O que existe de concreto na compra de arroz para o Brasil. Um aviso de compra foi publicado nessa terça-feira (21/5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), detalhando que o arroz importado pelo Brasil deverá ser “polido”, “longo”, “fino” e “tipo 1”, ou seja, o de melhor qualidade possível. O leilão de compra, no entanto, foi suspenso pelo órgão — uma nova data será publicada.
A Boatos.org, especializada em fact-checking, acessou o edital completo antes do leilão ser suspenso e publicou que não está permitida a compra de “arroz artificial” no texto. Além disso, a página apontou que a própria China diz que arroz “enriquecido” é mais caro do que o comum, o que não seria rentável em uma importação.
Diante dos fatos, fica caracterizado, que a informação é falsa. Também é importante salientar que o Governo Federal ainda não anunciou de que país o Brasil importará arroz, devendo ainda passar por rigorosa inspeção antes da aquisição do produto.