Diretório Nacional do PDT aprova intevenção da legenda no Ceará e destitui Cid Gomes da presidência

2 Min. de Leitura

A Executiva Nacional do PDT aprovou uma nova intervenção no diretório estadual do partido do Ceará e destituiu o senador Cid Gomes da presidência da legenda nesta sexta-feira (27/10). Na verdade, as previsões apenas se confirmaram em um debate mais acalorado ainda, demonstrando que o racha é um caminho sem volta na sigla.

O PDT nacional deve inidicar um nome para comandar a comissão provisória, que deve ser instalada durante a intervenção do partido no estado.

De acordo com intelocutores que participaram da reunião, os ânimos se acirraram com discussões mais intensas ampliando o distanciamento entre as duas alas, uma liderada por Ciro e André Figueiredo e a ala cidista.

Cid Gomes questionou o processo, alegando que não houve espaço para a “ampla defesa”.

“Não se aprova uma intervenção sem a abertura prévia de um processo, sem dizer do que a pessoa está sendo acusada para que possa exercer seu direito de ampla defesa e por último ter uma deliberação do Conselho de Ética, depois da Executiva e depois do Diretório. Mas eles já aprovaram a intervenção sem cumprir nenhuma dessas etapas. Não sei sequer a razão dessa intervenção”, defende o senador.

Já o presidente interino do PDT Nacional, deputado federal André Figueiredo, reconhece o clima ruim no partido no estado, ponderando que a intervenção foi colocada em votação porque o clima “estava muito difícil” na sigla.

Ciro e Cid também baretam boca na reunião, com Ciro saindo antes da reunião terminar. Cid por sua vez sinalizou que deixará a legenda, “Vou sair como entrei, pela porta da frente”.

(Reprodução/Instagram: Cláudio Pinho)

Compartilhar Notícia