Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Dino determina auditoria da CGU sobre execução de emendas no Dnocs
DestaquesPolicial

Dino determina auditoria da CGU sobre execução de emendas no Dnocs

Ultima atualização: 17/12/2025 6:52 PM
Redação
Compartilhar
2 Min. de Leitura
Compartilhar

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quarta-feira (17/12), que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize uma auditoria sobre a execução de emendas parlamentares pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) a partir de 2021.

A medida foi assinada no âmbito da ADPF que trata da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares, após relatórios técnicos apontarem indícios de irregularidades em obras de pavimentação financiadas com recursos do Congresso Nacional.

Dino determinou que a CGU inclua, no Plano de Auditorias de 2026, uma fiscalização específica sobre o Dnocs, com foco na execução de emendas vinculadas à ação orçamentária “00SX – Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado”, considerada excessivamente genérica pelos órgãos de controle.

Relator de processos relacionados a emendas parlamentares, o ministro autorizou, no fim de novembro, uma operação da Polícia Federal (PF) e da CGU que mirou fraudes em contratos de pavimentação e expôs um cenário de superfaturamento, serviços inexistentes, documentos falsos e falhas graves de fiscalização dentro da autarquia.

Investigações

O grupo alvo de busca e apreensão na última semana atuava de forma coordenada: servidores do Dnocs permitiam que as empresas vencedoras dos contratos apresentassem medições irreais, atestando obras que não existiam ou estavam longe de serem concluídas. Em troca, segundo a PF, haveria pagamento de vantagens financeiras indevidas.

O esquema só veio à tona após o cruzamento de dados da CGU com verificações em campo, que expuseram discrepâncias entre o que foi pago e o que, de fato, havia sido executado./Metrópoles

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Marcelo Mota anuncia obras do Centro de Apoio às Crianças Neurodivergentes em Tamboril

4 de junho de 2026
CearáDestaques

Defesa do legado: Jose Alberto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai diz que “o trabalho duro é o caminho para formar campeões”

4 de junho de 2026
DestaquesOutros

Família acreditava que estava acolhendo uma adolescente, diz delegado sobre mulher de 37 anos que fingia ter 12

4 de junho de 2026
CearáDestaques

Icó recebe mais de R$ 14 milhões em investimentos com inaugurações e assinatura de ordem de serviço

4 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?