Napoleão Bonaparte revelou os pontos principais para se vencer uma guerra. Segundo ele, seria necessário três coisas: dinheiro, dinheiro e dinheiro. Depois, não interromper o inimigo quando estar errando. Para ele, nada é mais precioso do que decidir. Inteligência, agilidade, oportunidade também são complementos importantes.
Foram inúmeras as batalhas vencidas até a sua derrocada.
Outro exemplo sobre levar a sério as batalhas, vem do UFC 162. O grande campeão Anderson Silva defendia o cinturão dos pesos médios contra Chris Weidman, quando começou a menosprezar seu adversário. naquele dia tomou atitudes desnecessárias para um campeão. Não apertou a mão do seu oponente, dançou, colocou a mão na cintura e por último foi nocauteado.
Numa dessas reuniões do G20, onde se encontram as maiores economias do mundo, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama encontrou o então presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva e ao apertar sua mão, olha para o primeiro ministro da Austrália e profere a frase que inspirou o título desta Dica de Marketing. ” Esse é o cara”. A frase foi dita em abril de 2009, apenas 7 anos depois, o quadro é completamente diferente daquele vivenciado naquela ocasião.
Então, você deve estar se perguntando e qual é a Dica de Marketing em relação aos episódios contados?
Na verdade, ganhar e perder faz parte do jogo. Mas se você está muito bem, não perca a humildade. Vitórias consecutivas, títulos e mais títulos, eleições e mais eleições conquistadas, nunca se ache o cara.
Também não acredite na falsa crença do cara derrotado. Aqueles que aplaudem na vitória, são os mesmos que vaiam na derrota.
Você não é “o cara” quando estar na pior, porque pode dar a volta por cima. Mas, também não é “o cara” quando estar no topo do Pódio, porque a descida pode ser mais rápida do que imagina.
Seja qual for a situação, guarde sua essência.
Sobre o Autor
Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing
sugestões, críticas e contatos
Facebook: Reginaldo Silva