Hoje lembrei de um episódio que vivenciei com um empresário amigo meu. Numa certa ocasião ficamos diante de uma situação que teríamos que fazer uma escolha entre duas posições divergentes. No caminho “A” a nossa decisão deixava um maior número de pessoas descontentes. No caminho “B” deixávamos descontentes um grupo menor, porém, mais influente e mais poderoso. Ou seja, eram dois caminhos e independentemente da nossa escolha obrigatoriamente teríamos uma perda. São as chamadas sinucas de bico da vida.
Diante do princípio da dúvida indaguei ao meu amigo qual decisão tomaríamos? Ele não tutubiou e disse: ” o caminho da verdade”. Vamos ter que ir a público dá satisfação dos nossos atos, então vamos ter que repetir a mesma história várias vezes e se mentirmos teremos que inventar outras mentiras e vamos entrar numa ciranda sem fim.
No campo político não é muito diferente. Se não vejamos: a história das contas na Suiça de Eduardo Cunha. No primeiro momento ele afirmou que o dinheiro aplicado fora do país era fruto de mercadorias que vendia na África, depois disse que o dinheiro era fruto de aplicações na Bolsa de Valores, quando o cerco se fechou disse que o dinheiro era fruto de um Trust, quando se entrega bens e direitos para outros administradores. Por último, já não tendo mais o que inventar, quando perguntado se o dinheiro era seu, simplesmente respondeu:
“Não, eu não sou o dono do dinheiro, não. Eu sou usufrutário em vida, nas condições determinadas.”
Portanto, a Dica de Marketing de hoje é simples, escolha sempre o caminho da verdade, mesmo que tenha que perder algo. Se protelar a decisão vai se enrolar cada vez mais na teia da própria mentira.
Assim, quando se descobre que se enterrou num buraco… pare de cavar.
Sobre o Autor
Reginaldo Silva- professor, historiador, radialista e consultor de marketing
sugestões, críticas e contatos
Facebook: Reginaldo Silva