Dezenas de motociclistas fazem ‘rolezinho’ com descargas adulteradas e barulho durante a madrugada em Fortaleza

3 Min. de Leitura

A madrugada deste domingo (21/4) foi de transtorno para os moradores de Fortaleza por onde passou o ‘rolezinho’ de motocicletas. Com descargas adulteradas, os motociclistas circularam mais uma vez pelas ruas da capital forçando os motores para aumentar o volume dos ruídos. Também era possível ver condutores ‘empinando’ os veículos.

Com o nome ‘Rolê União das Páginas’, o evento foi marcado nas redes sociais com saída em um ponto de encontro no bairro Parangaba a partir das 1h15. Em um dos perfis que organizam os rolezinhos, uma publicação mostra que os participantes ficaram até por volta das 3h15 circulando pelas ruas.

Moradores enviaram denúncias por conta do barulho excessivo feito pelos motociclistas durante a madrugada. Uma das vias por onde eles circularam foi a Avenida da Universidade, no bairro Benfica.

Sobre o caso, a Polícia Militar do Ceará respondeu que foi acionada para uma ocorrência de direção perigosa no bairro Parangaba. No entanto, equipes foram ao local e não identificaram suspeitos com as características informadas. “Mesmo assim, o policiamento na área foi intensificado”, afirmou a polícia em nota.

A orientação é que os moradores contribuam com investigações por meio de denúncias no número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Outra opção é o número (85)3101-0181, que recebe mensagens, áudios, vídeos e fotos por meio do WhatsApp.

Perturbação do sossego

Os rolezinhos de motociclistas, como os pilotos chamam esse tipo de evento, se tornaram comuns nas madrugadas de Fortaleza nos últimos anos. Em setembro de 2023, alguns motociclistas foram detidos por perturbação de sossego alheio.

No feriado do último Natal, o evento teve um desfecho mais trágico. Uma jovem de 18 anos morreu enquanto participava de um rolezinho em Fortaleza. Thauany Silva participava como passageira de uma motocicleta e foi baleada enquanto o grupo passava por uma rua do bairro José Walter.

Conforme informado pelo Detran, os motociclistas cometem infração de trânsito caso o veículo esteja sem o silenciador da descarga, prática adotada pelos praticantes para aumentar o barulho. Neste caso, a multa é grave, no valor de R$ 198,23.

Há ainda cometimento de infração gravíssima caso o piloto pratique manobras ilegais, como ‘empinar a moto’, prática comum nos rolezinhos e que também é conhecida como ‘dar o grau’. A multa é de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Manobras perigosas e outras irregularidades, como quatro pessoas em uma motocicleta sem uso de capacete, são alguns dos conteúdos divulgados por um dos perfis que organiza os eventos e tem mais de 28 mil seguidores.

Outro conteúdo comum na página é o de fotos e vídeos de mulheres posando de biquíni ou seminuas em cima das motocicletas./g1

(Foto: reprodução)

Compartilhar Notícia