Em uma manhã bastante movimenta, Guaraciaba do Norte recebeu a sua primeira caminhada e corrida pela paz no trânsito.
O evento foi organizado pelo atleta profissional João Severiano e pela Irineide, presidente da associação de moradores do bairro Santa Luzia.
O João Severiano é filho de Guaraciaba do Norte, os familiares são moradores do Sítio Quicé em sua grande maioria e alguns moram na cidade, ele já disputou várias maratonas pelo o país inclusive disputando várias vezes a maior e mais importante corrida de rua do Brasil, a São Silvestre em São Paulo.
Mesmo morando no Rio de Janeiro, João Severiano se mantem informado através de nosso site e outros meios de comunicação aqui de Guaraciaba, vem vendo o grande número de acidentes, onde os jovens do município estão morrendo cada vez mais cedo de acidente de moto.
Então ele junto com a Irineide e outras pessoas que ajudaram a organizar o evento, tiveram a ideia de promover esta corrida e caminhada pela a paz no trânsito, em uma tentativa de conscientizar os condutores de moto, a diminuírem este trágico número de jovens mortos no trânsito de Guaraciaba do Norte. A movimentação começou logo as 7 horas na praça do Guaracy no centro da cidade, com a aglomeração de pessoas que perderam seus familiares e amigos no trânsito. Todos os familiares, amigos, autoridades municipais e pessoas do povo se reuniram e foram em caminhada até a praça de Santa Luzia.
Depois da caminhada aconteceu a corrida pelas principais ruas da cidade, onde teve um ótimo público, tanto corredores como pessoas do povo estiveram envolvidos no evento.
Toda a movimentação teve a cobertura da Rede Globo de televisão, que ficou na cidade desde sábado (17-01), até o final de todo o evento já no início da tarde de domingo (18-01).
Parabéns aos promoventes deste evento tão importante, esperamos que outros aconteçam em todo o município, pois é preciso mostrar para estes jovens que estão matando e se matando no trânsito, que a vida é o bem mais importante que eles tem.
Com Informações de Diassis Lira