Delação de Sérgio Machado deflagra nova fase Operação da Lava Jato

1 Min. de Leitura
Brasília - O ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado é alvo da Operação Catilinárias, onde a PF cumpre mandados no Distrito Federal e em sete estados (Divulgação/Agência Petrobras)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, (31/01), 59ª fase da Operação Lava Jato, denominada Quinto Ano, que mira supostos pagamentos de propinas do Grupo Estre a executivos da Transpetro, subsidiária da Petrobrás.

As investigações têm como base a delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. O emedebista revelou que ajustou com Wilson Quintella o suposto pagamento de propinas de pelo menos 1% dos contratos firmados pelo Grupo Estre (Estre Ambiental, Pollydutos e Estaleiro Rio Tietê) com a estatal.

De acordo com as investigações os contratos firmados entre 2008 e 2014, somam R$ 682 milhões. As propinas chegam a R$ 22 milhões. Segundo a Polícia Federal, ‘estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária por 60 Policiais Federais, com o apoio de 16 Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, em São Paulo e Araçatuba’. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Segundo a Procuradoria da República em Curitiba, ‘entre os alvos desta fase estão Wilson Quintella Filho, acionista e ex-presidente de empresas do Grupo Estre, o executivo Antonio Kanji Hoshiwaka e o advogado Mauro de Morais’.

.

Compartilhar Notícia