Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Crateús, Nova Russas e Ipueiras caminham para polarização nas eleições municipais deste ano. Por Reginaldo Silva
DestaquesPonto Político

Crateús, Nova Russas e Ipueiras caminham para polarização nas eleições municipais deste ano. Por Reginaldo Silva

Ultima atualização: 07/05/2024 8:48 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Urnas eletrônicas sendo preparadas para serem enviadas as embaixadas do Brasil no exterior. Brasilia, 19-09-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Compartilhar

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

Não existe eleição fácil. Engana-se quem entra em um jogo eleitoral em clima de já ganhou. Cada eleição é uma história e cada uma tem suas particularidades. Foi assim em 2018, quando subestimaram Bolsonaro e, em 2022, quando desdenharam de Lula, ambos venceram as eleições.

A polarização política tem se mostrado uma realidade cada vez mais presente em diversos municípios brasileiros e nos Sertões de Crateús, não é diferente.

Crateús, Nova Russas e Ipueiras, são três cenários políticos distintos, mas, pelos personagens que se apresentam até aqui, caminha para um quadro de polarização, onde serão avaliadas as conjunturas de continuidade e mudança ou projetos estabelecidos e alternativas emergentes.

Em Crateús, o cenário polarizado está praticamente definido. A disputa ficará entre a senadora Janaína Farias, que conta com o apoio do PT do presidente Lula, do ministro da Educação Camilo Santana e do governador do estado, Elmano de Freitas. Do outro lado, Dr. Gomes, ex-chefe de Gabinete da prefeitura, é o nome mais cotado para defender o legado de continuidade do prefeito Marcelo Machado, em uma aliança liderada pelo PSDB, PDT, PL e PRD.

Marcelo Machado ainda não anunciou oficialmente, mas, os bastidores da política local já dão como certa a indicação de Dr. Gomes. Em Crateús, resta agora, ao prefeito Marcelo Machado e a senadora Janaína Farias definirem os nomes que irão compor a chapa majoritária.

Em Nova Russas, o cenário não é muito diferente de Crateús, a disputa será entre a atual prefeita Giordanna Mano e o médico Dr. Pedro Ximenes. Ambos já protagonizaram essa disputa em 2020. Giordanna Mano naquela eleição formou uma frente ampla e venceu a eleição. Em 2022, ambos voltaram a se enfrentar na polarização do segundo turno da eleição presidencial, Giordanna defendendo Bolsonaro e Pedro Ximenes defendendo Lula, neste embate, o PT de Pedro Ximenes levou a melhor, agora, ambos terão um nova disputa pela frente.

Giordanna Mano vai defender o legado da sua gestão. Já o médico Pedro Ximenes aposta em um projeto de justiça social, defendido pelas principais lideranças de seu partido; Lula, Camilo e Elmano, liderado pelo deputado federal e líder do governo José Guimarães que abraçou a causa em Nova Russas. São dois projetos políticos bem diferentes e essa polarização será o terceiro embate consecutivo entre essas forças políticas.

Já em Ipueiras, a polarização se manifesta na disputa entre o prefeito Junior do Titico e Nenem do Cazuza. Os dois grupos contabilizam sete mandatos de prefeitos. O grupo de Nenem do Cazuza venceu quatro e o de Junior do Titico três. Neste ano, surge uma nova força política para tentar furar essa bolha, Revson Mourão, que atua com uma campanha, de nem-nem, nenhum e nem outro.

Júnior do Titico teve uma gestão conturbada, mas aposta na política populista e no empreguismo. Nenem do Cazuza tenta se reinventar para apresentar uma nova versão de modelo de gestão que convença o eleitor, enquanto Revson Mourão, busca furar esse bloqueio da polarização como uma nova alternativa. Aqui, a população de Ipueiras será desafiada a decidir entre o “status quo” e a perspectiva de um novo caminho para a cidade.

Embora alguns estudiosos políticos defendam que o cenário polarizado da eleição presidencial passada não tenha influência preponderante no pleito das eleições municipais deste ano, o quadro de polarização ainda surge como um fantasma em 2024 nos municípios brasileiros e não tem sido deferente nos Sertões de Crateús.

A polarização segue viva no interior cearense.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz1
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPolítica

Flávio Bolsonaro votou no início da manhã no Rio de Janeiro

25 de outubro de 2026
DestaquesPolítica

Lula votou em São Paulo ao lado de apoiadores

25 de outubro de 2026
DestaquesPolítica

158 milhões de eleitores vão às urnas para escolher novo presidente da República

25 de outubro de 2026
CearáDestaques

Ceará tem quase 7 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo nas eleições de 2026

25 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?