Crateús: açude Carnaubal pode sangrar a qualquer momento

1 Min. de Leitura

Nesta quarta-feira (25/03) a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou em Crateús mais uma grande chuva, 157 mm. As fortes chuvas que tem banhado o município vem registrando o aumento do volume de água do principal reservatório da cidade. O açude Carnaubal com capacidade para 73,2 milhões de metros cúbicos de água está a 24 centímetros para sangrar em 2020. A última vez que o açude sangrou foi em abril de 2009.

Em Crateús a barragem do do 40BI está sangrando com 100% da sua capacidade máxima de 1,6 milhão de metros cúbicos de água, outros açudes estão sangrando por cima da parede. O Realejo está com 16% da sua capacidade máxima de 31,5 milhão de metros cúbicos de água.

As fortes chuvas no município já provocaram inundações e deixaram pessoas desabrigadas. A expectativa agora fica por conta da sangria do Carnaubal que pode ocorrer a qualquer momento. Crateús que recentemente teve que ser socorrido por uma adutora de engate rápido vinda do Araras para evitar um colapso do sistema de abastecimento de água da cidade, pelo menos pelos próximos anos, vai respirar aliviada sem problema de falta de água.

 

(Infomações Cley Petro)

Compartilhar Notícia