Ainda de acordo com o secretário de Saúde, uma equipe de busca ativa para a imunização também entrou em contato e novamente a gestante se negou a receber qualquer dose do imunizante e, no último dia 5 de janeiro de 2022, ela teria assinado um termo confirmando a recusa e assumindo responsabilidade pela decisão.
O secretário de Saúde, que também é vice-prefeito do município, conta que a gestante deu entrada no hospital de Tamboril na última segunda-feira (17/01). Após a constatação da gravidade do quadro clinico, ela foi transferida para Sobral, onde teria sido diagnosticada com Covid-19. Diante das complicações, o parto foi realizado. O bebê foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e segue sob cuidados médicos. Entretanto, a mãe não resistiu e morreu na quinta-feira (20/01).
Os dados do município apontam que ainda existe cerca de 4,5% da população que não estão vacinados. No total dos cerca de 26 mil habitantes, o que corresponde a 1.170 tamborilenses que ainda não receberam a vacina, diz o secretário de Saúde.
Ainda segundo o titular da pasta no município, Tamboril tem 95,5% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, 88% já tomaram a segunda dose ou dose única e cerca de 30% já recebeu a dose de reforço. Além disso, 140 crianças entre 5 e 11 anos de idade também estão vacinadas.
O secretário de Saúde faz questão de destacar que a gestão vem investindo muito no combate a pandemia, pois equipou um hospital permanente de campanha, todo climatizado, com oxigênio canalizado e ainda conta com cinco capacetes Elmo e, mais recentemente, abriu dois centros de testagens, devido o avanço da pandemia, funcionado em três turnos com o objetivo de atender a demanda das síndromes gripais, destaca Farias, acrescentando que o município adquiriu mais de 4 mil testes para atender a população.