O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é considerado o maior vestibular do País. Todo ano, milhões de estudantes brasileiros passam dois dias fazendo esta prova, que tem 180 questões de quatro áreas do conhecimento e uma prova de redação.
O principal motivo que levou o Enem a ser comparado com o vestibular é que ele está se tornando um dos principais meios de acesso ao ensino superior. Existem pelo menos quatro formas de usar o Enem para entrar em uma faculdade:
-ProUni: o Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil. Os candidatos são classificados unicamente pela nota do Enem, sem precisar fazer o Vestibular tradicional.
-Sisu: o Sistema de Seleção Unificada é outro programa do Governo Federal que usa o desempenho do Enem como critério de seleção, sem a necessidade de passar pelo Vestibular tradicional. Neste caso, porém, o processo é para ingresso em universidades públicas.
-Complemento do Vestibular: algumas universidades públicas e privadas que aplicam o Vestibular tradicional consideram o desempenho no Enem para complementar a pontuação do concurso. Cada instituição tem suas próprias regras e aceita um percentual diferente da nota do Exame.
-Ingresso direto: esta modalidade é mais usada nas universidades particulares. Basta o candidato apresentar a nota do Enem e caso tenha a pontuação necessária já pode fazer a matrícula no curso desejado. O desempenho mínimo nas provas objetivas e na redação variam de acordo com a instituição.
Faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso
Como você já sabe, existe mais de uma forma de utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade.
Em processos seletivos como o ProUni e o Sisu, que abrem inscrições a cada semestre, o melhor a fazer é consultar diretamente os sites oficiais no período das inscrições. Isso porque o número e a distribuição de vagas varia entre uma edição e outra. A boa notícia é que cada vez mais universidades de qualidade vêm aderindo a esses programas de acesso ao ensino superior.
As universidades que usam o Enem como complemento do Vestibular costumam divulgar essa informação no edital do concurso, indicando as regras, a quantidade de pontos que pode ser usada, os cursos que aceitam essa nota, etc.
Já as faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso direto aos seus cursos superiores normalmente divulgam essa informação em seus sites. O número é grande e há instituições de todo o País que substituem a prova do Vestibular pela apresentação da nota do Exame para selecionar seus alunos. O sistema pode ser usado para cursos presenciais e a distância (EAD).
Confira algumas faculdades que aceitam o Enem e contam com unidades em praticamente todo o Brasil:
-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)