Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Confira as 10 maiores chuvas do Ceará e a previsão para os próximos dias
CearáDestaquesMunicípios

Confira as 10 maiores chuvas do Ceará e a previsão para os próximos dias

Ultima atualização: 15/01/2025 6:57 PM
Redação
Compartilhar
2 Min. de Leitura
Compartilhar

Choveu em todas as macorregiões do Ceará entre as 7h de terça (14/1) e as 7h desta quarta-feira (15/1), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O cenário observado vem em conformidade com a previsão do tempo apresentada anteriormente, que foi reforçada com um aviso meteorológico que apontava possibilidade ainda de acumulados expressivos.

As maiores precipitações informadas foram as seguintes:

–Pacujá (Posto: SEDE) : 230 mm
–Forquilha (Posto SEDE): 203.0
–Acaraú (Posto: SEDE) : 192 mm
–Itarema (Posto: FAZENDA AGUAPE) : 189 mm
–Acaraú (Posto: ARANAÚ) : 185 mm
–Forquilha (Posto: AÇUDE ARREBITA) : 184 mm
–Graça (Posto: SEDE) : 182 mm
–Mucambo (Posto: SEDE) : 180 mm
–Tauá (Posto: ALTAMIRA) : 180 mm
–Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO) : 167.1 mm

O dado observado em Pacujá, na macrorregião da Ibiapaba, foi o maior da série histórica do município. Até então, a Funceme apontava a precipitação de 147,4 mm, no dia 18 de dezembro de 1985, sendo a mais expressiva.

O que está provocando as chuvas

A instabilidade do tempo é resultado da atuação conjunta de sistemas meteorológicos, como: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A atividade desses sistemas formam o padrão “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo eventos de chuvas expressivas.

Como fica a previsão para os próximos dias

Para os próximos dias, com o avanço do VCAN para o interior do continente e a desconfiguração da ZCAS, espera-se uma redução significativa nas chuvas sobre o Ceará, favorecendo a diminuição da nebulosidade e aumento das temperaturas a partir de quinta-feira (16/1).

Para esta quarta-feira (15/1), ainda é esperado o predomínio de céu nublado com ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado, com valores mais expressivos nas regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. Nessas áreas, as intensidades das chuvas devem variar de fraca a forte, podendo ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.

(Foto: reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz1
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Marcelo Mota anuncia obras do Centro de Apoio às Crianças Neurodivergentes em Tamboril

4 de junho de 2026
CearáDestaques

Defesa do legado: Jose Alberto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai diz que “o trabalho duro é o caminho para formar campeões”

4 de junho de 2026
DestaquesOutros

Família acreditava que estava acolhendo uma adolescente, diz delegado sobre mulher de 37 anos que fingia ter 12

4 de junho de 2026
CearáDestaques

Icó recebe mais de R$ 14 milhões em investimentos com inaugurações e assinatura de ordem de serviço

4 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?