Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Comitê de Saúde se reúne com magistrados para tratar sobre filas de cirurgias eletivas
Ceará

Comitê de Saúde se reúne com magistrados para tratar sobre filas de cirurgias eletivas

Ultima atualização: 28/11/2017 6:04 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

A juíza Helga Medved, coordenadora do Comitê Executivo de Saúde do Estado do Ceará, esteve reunida na tarde dessa segunda-feira (27/11), com juízes das Varas da Fazenda Pública para tratar sobre as filas de cirurgias eletivas, que são procedimentos realizados por meio de agendamento, ou seja, sem caráter de urgência e emergência.

O objetivo da reunião foi mostrar para os juízes como funciona o sistema integrado de cirurgias, além de mostrar como é feito o tratamento das cirurgias determinadas por decisões judiciais. Atualmente, este sistema abrange cirurgias nas áreas de otorrino, urologia e ortopedia. A reunião contou com a participação da juíza federal Cíntia Menezes Brunetta, a médica Josenília Maria Alves Gomes, do Hospital Universitário Walter Cantídio, e o médico Mozart Ney Rolim, coordenador da Central Integral de Regulação de Leitos do Ceará.

Na ocasião, a juíza federal explicou que estão em andamento ações civis públicas no âmbito federal que tratam da regulação e regularização de filas de cirurgias em geral. Em uma delas, estão sendo abordadas as filas de cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, na qual pela primeira vez foi organizada uma fila dos pacientes que estão esperando os procedimentos cirúrgicos, tendo sido criado um sistema eletrônico de monitoramento dessa fila.

“Atualmente o paciente pode entrar no sistema integrado de cirurgia e ter acesso à posição dele na fila. Os órgãos de controle, Ministério Público e Defensoria Pública, têm acesso à fila inteira para verificar se a ordem está sendo seguida”, destacou a magistrada. Além disso, segundo a juíza, foram homologados diversos protocolos para que a pessoa entre nessa fila, por exemplo, não é mais possível hoje em dia que o médico atenda um paciente em uma clínica particular e faça a cirurgia em um hospital público. Para a pessoa entrar nessa fila de cirurgia tem que seguir o caminho do Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilita que o sistema seja igual para todos, inclusive para aquele que não pode pagar uma consulta particular.

(TJCE)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Eleitor arremessa urna eletrônica no chão e equipamento é substituído em Fortaleza

25 de outubro de 2026
CearáDestaques

Ceará tem quase 7 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo nas eleições de 2026

25 de outubro de 2026
CearáDestaques

Bíblia salva vítima de facada durante assalto em Fortaleza

23 de outubro de 2026
CearáDestaques

Governo do Ceará decreta ponto facultativo o expediente do dia 26 de outubro para servidores que votam em cidades distantes do local de trabalho

23 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?