Esse é o maior número de vagas ofertadas na história do programa CNH Popular, que foi criado em 2009. As edições anteriores ofertaram 25 mil vagas cada. O investimento em 2025 é de R$ 25 milhões. “Serão 35 mil vagas. Hoje lançamos uma parte dessas 35 mil vagas, e semana que vem vai ter novidade”, disse o governador Elmano de Freitas.
Também é a edição mais inclusiva da CNH Popular, que irá contemplar diferentes públicos de baixa renda como: estudantes de graduação e ensino técnico; indígenas; quilombolas; surdos; interessados em trabalhar com a categoria D. Os beneficiados na categoria A (moto) ainda recebem um capacete.

As 29.650 vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
25 mil vagas destinadas à ampla concorrência em todo o Ceará, complementadas por vagas específicas para cinco modalidades:
3 mil vagas para estudantes universitários (mediante comprovação de matrícula ativa);
150 para pessoas surdas (com laudo médico);
500 para povos indígenas; (com certidão da associação validada)
500 para quilombolas (com certidão da associação validada); e
500 para mudança para a Categoria D (com comprovação de dois anos de experiência na Categoria B).
Todos os interessados devem fazer parte do CadÚnico, sistema que identifica as famílias brasileiras de baixa renda, e ter, no mínimo, 18 anos de idade. “Preenchendo os pré-requisitos, o candidato pode se inscrever no programa que contribui na geração de renda”, ressaltou Waldemir Catanho, superintendente do Detran Ceará.
Jogo virtual sobre CNH Popular

O jogo virtual CNH Popular é uma proposta dinâmica e divertida para que o cidadão conheça todo o processo do programa. A aplicação, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris LabGov), funciona em computadores e celulares através do link: cnh-popular-game.vercel.app
A experiência do jogador inclui fases e desafios para que a jornada até a conquista da primeira habilitação seja de conhecimento e diversão. “O jogo conta com toda a jornada, passando pelos testes psicotécnico, teórico, prático, e deixa bem claro todas as etapas que o candidato beneficiário do CNH Popular deve passar para garantir a sua carteira”, explica Luiza Pacheco, coordenadora-geral do Íris.
– Etapa de reunir os documentos necessários
– Processo de inscrição na autoescola, com um quiz sobre o programa
– Exame médico, com um minigame envolvendo memória
– Aulas teóricas
– Exame teórico, contando com minigame sobre placas de trânsito
– Aulas práticas
– Exame prático, no qual o jogador faz um percurso fechado de carro e não pode cometer infrações de trânsito





