Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Esporte > Clubes e Globo admitem Brasileiro de 2019 sem todos os jogos na TV
Esporte

Clubes e Globo admitem Brasileiro de 2019 sem todos os jogos na TV

Ultima atualização: 13/09/2018 12:23 PM
Redação
Compartilhar
5 Min. de Leitura
FR12 SÃO PAULO - 09/09/2018 - ESPORTES - PALMEIRAS X CORINTHIANS - Fotos do jogo entre Palmeiras x Corinthians, válido pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro, realizado no estádio Allianz Parque.Na foto gol do jogador Deyverson. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO
Compartilhar

O campeonato brasileiro de 2018 se aproxima do fim com um grande impasse sobre a transmissão de partidas na televisão para a edição do próximo ano. Como Atlético-PR, Bahia e Palmeiras ainda não fecharam contratos com a TV Globo para a exibição dos seus jogos de 2019, tanto os clubes quanto a própria emissora já admitem a possibilidade de a competição ser “desfalcada” e não ter todos as 380 partidas transmitidas.

O imbróglio envolve os contratos para exibição de jogos no período de 2019 a 2024 na TV aberta e nos canais pay-per-view (PPV), sistema em que o consumidor pode comprar uma partida avulsa ou o pacote completo do campeonato. No caso da negociação para a TV fechada, os clubes puderam assinar acordos separadamente com a própria Globo, para a exibição no SporTV ou com o esporte interativo, canal que anunciou o fim de suas operações no Brasil em agosto 

Como a Lei Pelé determina que os direitos de transmissão dos jogos pertencem às duas equipes envolvidas, a situação atual é que 108 dos 380 jogos do Brasileirão/19 (28%) não poderão ser transmitidos nem pelo PPV nem pela TV aberta.

Atlético-PR, Bahia e Palmeiras estão entre os clubes que haviam assinado contrato para TV fechada com o Esporte Interativo. O trio não aceitou a proposta da Globo para as duas outras plataformas (TV aberta e PPV) por discordarem de uma redução de 5% a 20% no valor.

A emissora diminuiu a cota oferecida aos três times com base em um cálculo que indicou que, ao assinar com outra empresa de TV fechada, alguns jogos dessas equipes poderiam interferir na audiência da TV aberta e também na compra do PPV.

“É possível considerar o cenário no qual a gente transmita o campeonato parcialmente”, disse o diretor de direitos esportivos da TV Globo, Fernando Manuel Pinto. Ele explicou estar em busca de diálogo para tentar fechar acordo com mais equipes. “Logicamente, só transmitiremos os jogos sobre os quais tenhamos os direitos, remunerando os clubes sob um acordo que esteja vigente.”

Um dos clubes pendentes, o Bahia, já planeja as finanças sem o acordo. O presidente da equipe, Guilherme Bellintani, afirmou que as conversas continuam, porém não é possível estimar se haverá acordo. “Em 2018 vamos ter um faturamento perto de R$ 128 milhões. No ano que vem, sem a Globo, deve cair para R$ 95 milhões. Será uma queda, claro, mas temos de conviver com isso”, afirmou. “Se tiver mesmo de acontecer de ficar sem jogos na televisão, vejo como um processo natural”, disse. Procurados pelo Estado, Atlético-PR e Palmeiras não quiseram se manifestar.

Exceto pelo redutor financeiro para quem havia fechado com o Esporte Interativo, a proposta entregue aos três é idêntica à recebida pelo demais clubes. Para TV aberta a divisão é de 40% do valor total repartido entre os times (R$ 600 milhões), 30% por jogos exibidos e mais 30% pela performance. No PPV há uma remuneração de acordo com o time para o qual torce o assinante. Esse detalhe deixou dirigentes descontentes, segundo apurou. Alguns deles alegam que as partidas dos seus respectivos times atraem também a atenção de torcedores de outras equipes, seja de rivais ou de quem tem interesse específico no resultado de uma partida.

Para o executivo da Globo, o impasse enfrentado é um processo natural. “Se procurarmos no histórico, constataremos que já vivemos situações similares. Refiro-me à preparação para um ciclo seguinte enquanto se define passos como a aquisição de direitos. O Grupo Globo é competente e responsável em tudo o que faz, perante seus parceiros comerciais e público. Isso conta”, afirmou Pinto.

A emissora fechou até agora os direitos de transmissão de 32 clubes nas Séries A e B do Brasileiro para o ciclo 2019-2024. O acordo é considerado pela emissora na maior negociação, pela abrangência e pelo tempo de validade. “Respeitamos a posição dos clubes que até o momento não desejaram firmar acordo conosco, exercendo seu legítimo direito de escolha quanto a destinação de seus direitos”, comentou./AE

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

Esporte

Brasil passa em 1º no grupo e joga mata-mata na segunda-feira, às 14h, em Houston

25 de junho de 2026
DestaquesEsporte

Jogos de hoje da Copa: veja agenda completa desta quinta-feira e onde assistir às partidas

25 de junho de 2026
DestaquesEsporte

Brasil se impõe e apresenta identidade bem definida para o mata-mata

25 de junho de 2026
Esporte

‘Não posso pedir mais nada’: Messi chega aos 39 satisfeito, mas ainda com ambição

24 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?