Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ponto Político > Ciro Gomes. Pré-candidato. Por Pedro Luiz Rodrigues
Ponto Político

Ciro Gomes. Pré-candidato. Por Pedro Luiz Rodrigues

Ultima atualização: 20/03/2018 11:50 AM
Redação
Compartilhar
13 Min. de Leitura
Compartilhar

Na apresentação dos nomes que já manifestaram disposição de concorrer à Presidência da República – à qual damos prosseguimento hoje (19.03) com o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes – é nossa intenção fornecer dados (manifestações, iniciativas, propostas e projetos) sobre seu desempenho nas esferas profissional e política, buscando identificar suas prioridades e seus valores.

A ideia é fazer uma espécie de “ficha técnica” de cada candidato(a), com o mínimo de subjetividade, para ajudar o eleitor ou eleitora a formar sua própria decisão a partir de um conjunto mais ou menos organizado de informações objetivas sobre os que se preparam para a disputa.

Para dar o “tom” de como estão sendo percebidos pela opinião pública, apontaremos também manifestações recentes, favoráveis ou contrárias, que sobre cada candidato ou candidata tenha sido publicada na imprensa, fornecendo a indicação da fonte. Terei o prazer de publicar eventuais esclarecimentos que queiram fornecer os candidatos e candidatas sobre temas pertinentes de suas respectivas pré-candidaturas.

CIRO GOMES – FICHA TÉCNICA

Nome completo: Ciro Ferreira Gomes.

Nasceu em Pindamonhagaba (São Paulo), em 6 de novembro de 1967. Tem, portanto, 60 anos. Com cinco anos de idade, retornou com a família para o Ceará.

Formado em Direito (Universidade Federal do Ceará).

Visiting Scholar: Harvard Law School (1995-1996)

Profissões: Político, advogado e professor universitário.

Descende de uma família de políticos onde o bisavô, o avô e o pai foram prefeitos de Sobral. Dois de seus quatro irmãos seguiram carreira política (Cid Gomes foi governador do Ceará por 2 mandatos e Ivo Gomes é atualmente prefeito de Sobral). Seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, também foi prefeito de Sobral por 3 mandatos e seu tio, Vicente Antenor Ferreira Gomes, foi prefeito do município de Itapipoca em 1992 e deputado estadual no estado do Ceará em 1982 (Fonte: Wikipedia).

Sua pré-candidatura à Presidência da República foi oficialmente lançada pelo PDT em 8 de março de 2018.

Trajetória Política:

1979 – Disputou a vice-presidência nacional da UNE; sua chapa (“Maioria”) foi derrotada.

1983-1987 – Deputado estadual (PDS-CE).

1987-1988 – Deputado estadual (PMDB-CE).

1989-1990 – Prefeito de Fortaleza (PMDB).

1991-1994 – Governador do Ceará (PSDB).

1998 – Disputa a Presidência da República pelo PPS. Derrotado (obteve 10,97% dos votos de eleição decidida em um só turno).

2002 – Disputa a Presidência da República pelo PPS. Derrotado no primeiro turno, com 11,97% dos votos.

2007-2011 – Deputado Federal (PSB-CE).

Outros cargos e funções:

1980-1982 – Estagiário, Banco do Nordeste do Brasil.

1980-1982 – Professor de Direito Constitucional e Direito Tributário, Universidade de Fortaleza.

1980-1982 – Procurador do Município de Sobral (CE), sendo seu pai, à época, prefeito da referida cidade.

1980-1982 – Comentarista desportivo da Rádio Educadora do Nordeste.

1985-1987 – Professor de Estudos de Problemas Brasileiros.

1994 – Ministro da Fazenda.

2003-2006 – Ministro da Integração Nacional.

2005-2006 – Membro do Conselho de Administração da Siderúrgia Acesita, como representante da Petros (Fundação Petrobrás de Seguridade Social – fundo de pensão dos funcionários da Petrobras).

2005-2006 – Membro do Conselho de Administração de Itaipu.

2015-2016 – Presidente da Transnordestina, empresa subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional.

Filiações Partidárias:

PDS, PMDB, PSB, PPS, PSDB, PDT

Comentários sobre trajetória política:

Na universidade, militou no grupo Habeas-Corpus, de acordo com seu depoimento no livro “No País dos Conflitos”.

Em 1979, disputou as eleições da União Nacional dos Estudantes  (UNE), onde concorreu para vice-presidente na chapa Maioria. Em entrevista dada ao Roda Viva, em 1991, Ciro afirmou que no movimento estudantil,  identificava-se mais com a esquerda católica. (Fonte:Wikipedia). Outras fontes assinalam que sua chapa era considerada de “direita” (Folha de SP, 17.7.2001).

Em 1982, disputou o primeiro mandato, de deputado estadual, filiado ao PDS, o nome novo da Arena (Aliança Renovadora Nacional). ‘Nunca pertenci à Arena e só me filiei ao PDS para não entrar na política contra meu pai’, declarou (Fonte: Revista Época)

Aproximou-se de Tasso Jereissati e entrou no PMDB, reelegendo-se deputado estadual em 1986. (Fonte: Folha de SP, 17.7.2001).

Líder do Governo (PDS-CE) – Assembleia Legislativa do Ceará (1987-1988);

1990 – Com  15 meses à frente da Prefeitura de Fortaleza, candidatou-se ao Governo do Ceará pelo PSDB . Foi eleito no primeiro turno com 56% dos Votos. Foi o único governador eleito pelo PSDB em todo o País naquele ano. Seu vice foi Lúcio Alcântara. Derrotou Paulo Lustosa  (PFL).

Em 1996, deixou o PSDB e filiou-se ao PPS (antigo Partido Comunista Brasileiro), pelo qual concorreu à presidência da República em 1998 e 2002, ambas sem êxito.

Foi vice-líder do bloco PSB, PDT, PCdoB, PMN, PHS, PRB – Câmara dos Deputados (2007-2008); vice-líder do Bblocooco PSB, PCdoB, PMN, PRB – Câmara dos Deputados (2009).

Como Deputado Federal foi membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e membro suplente da Comissão de Finanças e Tributação: Foi membro titular das seguintes Comissões Especiais: Crise Economico-Financeira -Sistema Financeiro de Mercado;, Pré-Sal/ Exploração e Produção; CADE e Defesa da Concorrência (da qual foi Relator).

Como Ministro da Integração Nacional integrou: Câmara de Políticas de Infra-Estrutura do Conselho de Governo; Câmara de Política Social do Conselho de Governo; Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – COARIDE/DF; Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA; Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – CONDEL/FCO; Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento de Grande Teresina – COARIDE/Teresina; Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – CNDI; Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR; Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia – CCT.

Posicionamento sobre temas relevantes:

Considera o processo de impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff um golpe.

Considera que a  prisão de Lula não seria “nem remotamente boa para o País, embora ressalve que a Lei deve ser  para todos

Iniciativas Legislativas

2009– Requerimentos convidando autoridades do primeiro escalão para informar a Câmara dos Deputados sobre medidas econômicas anticíclicas e volume interbancário, e outras (2007) relacionadas ao orçamento e finanças públicas.

8.8.2007 – Requerimento – Voto de louvor pela realização do VII Encontro Estadual de Prostitutas do Ceará, IV Encontro de Trabalhadoras do Sexo do Nordeste, III Encontro dos Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, com abertura em 09 de agosto de 2007, em Fortaleza.

2007 – Relator de diversas matérias no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Na página específica da Câmara não constam projetos de lei que tenham sido por ele apresentados durante seu mandato como Deputado Federal (2007-2011).

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=524957&Limite=N

Livros Publicados:

No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995), em parceria com o professor  Roberto Mangabeira Unger; e Um Desafio Chamado Brasil (2002).

Registros de imprensa:

‘O  principal é crescer nas pesquisas e ele teve apenas 8% de preferência no último Datafolha. Ele acha que só se imporá como alternativa para a esquerda  depois que a situação de Lula for resolvida.  Só então, os votos do lulismo começariam a migrar para ele, hipótese que os petistas descartam: esgotadas as chances de Lula ser candidato, o nome por ele indicado seria o estuário natural do lulismo e de todos os indignados com a situação nacional. E mais intensamente se ele virar mártir,  com a prisão.  Com um petista no segundo turno, seria hora de conversar com o PDT, o PC do B e o PSOL”. (Tereza Cruvinel, Jornal do Brasil 19.3.2018).

“Ciro acha que Marina está se anulando e se despersonalizando na medida em que se afasta da cena política. E os outros (pré-candiatos) ele considera, por ora, figurantes em busca de um papel: Temer, Rodrigo Maia, Meirelles, Álvaro Dias e todos mais” (Tereza Cruvinel, Jornal do Brasil 19.3.2018).

“Bolsonaro precisa ser removido da disputa pra o bem da democracia brasileira mas a tarefa de lancetar o tumor  é do Alckmin” (Tereza Cruvinel, Jornal do Brasil 19.3.2018).

“Qual é o meu defeito?  Que eu sou bocão?  OK, mas por outro lado não sou ladrão, não sou incompetente. De vez em quando cometo um deslize de algo que vou prestar muita atenção para não cometer” (entrevista a Jan Teophilo, Jornal do Brasil 18.3.2018).

“Marina Silva evitou responder diretamente sobre a afirmação do pré-candidato Ciro Gomes de que tê-la em sua chapa seria o ‘dream-team 2” (o número um seria o petista Fernando Haddad” (Folha de São Paulo,14.3.2018).

Campanha e plataforma de Ciro Gomes contam com a assistência “do ex-ministro do governo PT, Mangabeira Unger; do secretário de Fazenda do governo do Ceará, Mauro Benevides Filho, e do professor da FGV Nelson Marconi”. (HuffBrasil, 10.3.2018).

Temas principais da futura plataforma de Ciro: economia com papel central, emprego, superação da desigualdade e da miséria, reforma fiscal, “um novo desenho previdenciário, tributário e um mercado de capitais capaz de financiar jovens inovadores”  (HuffBrasil, 10.3.2018).

Em um eventual governo de Ciro, quatro setores industriais seriam donos de maior atenção, principalmente pelo impacto que teriam em outros segmentos e por sua capacidade de inovação tecnológica: óleo e gás, saúde, agronegócio e defesa. Declaração do economisa Nelson Marconi (Brasil 247, 8.3.2018).

“Em sua carreira, Ciro Gomes é bastante conhecido por seu temperamento forte e sinceridade pungente. Comportamento que traz consequências negativas para sua imagem pública e problemas com a justiça. Um exemplo recente é sua condenação pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em maio de 2017, na ação movida pelo presidente Michel Temer por danos morais. Ciro foi condenado por ter chamado o presidente de “ladrão fisiológico”, em palestra na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.” (Investimentos e Notícias, 22.2.2018).

“Não é provável que eu componha chapa com o PT, menos por mim, mais porque o PT tem a natureza do escorpião, eles votam em si próprio e não parecem sequer aprender com os erros que cometeram recentemente.” Para o pré-candidato do PDT, a característica do PT é de “solidão no processo político-eleitoral, é um cacoete da esquerda velha” (Entrevista a Mariana Godoy, Rede TV, 22.9.2017).

”Eu tenho autoridade, que é uma das coisas que eu acho que precisa ser restaurada no Brasil” (Entrevista a Mariana Godoy, Rede TV, 22.9.2017).

“A Michel Temer, Eduardo Cunha, essa quadrilha de salteadores que tomou conta do país não dá para estender a mão.” …. “A maioria da Câmara, neste momento, é corrupta também. É a tragédia brasileira do momento”.  (Entrevista a Mariana Godoy, Rede TV, 22.9.2017).

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPonto Político

Reginaldo Silva: Quais são as reais chances de Ciro voltar a disputar à Presidência da República?

23 de abril de 2026
DestaquesPonto Político

Reginaldo Silva: Entre o Abolição e o Planalto, as intenções do PSDB e a decisão de Ciro

16 de abril de 2026
DestaquesPonto Político

Reginaldo Silva: “Entre negação e segurança, governo e oposição não chegam ao coração do eleitor”

10 de abril de 2026
DestaquesPonto Político

Reginaldo Silva: seja qual for o destino da Federação União Progressista no Ceará, ela seguirá cercada de desconfiança até as convenções

26 de março de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?