Ceará terá chuva mais forte e vai atingir mais municípios neste domingo, diz Funceme

2 Min. de Leitura

O Ceará deverá registrar precipitações mais fortes e mais distribuídas no território cearense neste domingo (16/12), segundo a Funceme. A previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões. A chuva vai atingir a Grande Fortaleza.

Segundo a Funceme, o motivo da chuva está associado a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que no momento tem o seu centro posicionado sobre o estado da Bahia. Além do avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do nordeste e aos efeitos locais como temperatura e relevo.

Choveu em cerca de 20 municípios no intervalo entre as 7h desta sexta-feira (15) e as 7h de sábado (16). Os maiores acumulados foram:

  • Acopiara: 40 milímetros
  • Fortaleza: 17 milímetros
  • Guaramiranga: 10 milímetros
  • Baturité: 8,2 milímetros
  • Mombaça: 6,4 milímetros

Temperatura e umidade

As regiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Jaguaribana estão com condições de apresentarem temperaturas mais elevadas no sábado, podem apresentar temperaturas entre 35 e 38°C.

Já as temperaturas mínimas, tendem a variar entre 19°C e 25°C no interior. Em Fortaleza, mínimas de 24°C e máximas de 32°C.

A umidade relativa do ar deve ficar com valores entre 20 e 30% no interior do estado no sábado (16), enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 40 e 60%.

Em relação à velocidade máxima do vento, valores entre 25 km/h e 35 km/h estão previstos para a faixa litorânea e regiões de serra./g1

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia