Ceará atinge a marca de 64 açudes sangrando

2 Min. de Leitura

O Ceará registrou, nesta segunda-feira (15/4), um total de 64 açudes sangrando. O estado também atingiu a marca de 50% da capacidade total dos reservatórios de água. Além disso, o açude do Castanhão, maior do Ceará, ultrapassou o volume de 30% de armazenamento.

Apenas no último fim de semana, foram sete açudes registrando sangria, incluindo o Açude Benguê, em Aiuaba, que não transbordava há 13 anos. Além dele, os açudes Olho d’Água, Cachoeira, Santo Antônio de Russas e Ubaldinho sangraram neste fim de semana. Já o Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e o Riacho do Sangue, em Solonópole, atingiram o ponto de sangria nesta segunda (15).

Outras bacias hidrográficas da região norte do estado mantêm nível considerado positivo, com o Coreaú em 98%, o Acaraú em 95% e o Litoral com 100% da capacidade total acumulada.

No caso do Castanhão, foi ultrapassado o volume de 30% da capacidade de armazenamento – como já havia acontecido em 2023. Antes do ano passado, a última vez que o reservatório passou dessa marca foi em 2014, há 10 anos.

Outras regiões ainda apresentam problemas. A bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús está com menos de 23% da capacidade hídrica acumulada. Outros 26 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, conforme o Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.

Compartilhar Notícia