Carteiras de estudante 2024 podem ser solicitadas a partir desta terça em Fortaleza

4 Min. de Leitura

Por meio do documento, o estudante tem direito a duas passagens gratuitas nos dias úteis letivos, e à tarifa estudantil no valor de R$1,50. A carteirinha de 2023 vale até abril deste ano.

O que é preciso para solicitar carteirinha?

Fazer a solicitação da carteira, envio ou entrega da documentação necessária (veja abaixo quais os documentos), cadastro ou atualização da biometria facial e solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino.

Em 2024, as solicitações só serão concluídas com a atualização da biometria facial dos estudantes, ou seja, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes.

Como fazer a solicitação da carteirinha?

Os estudantes podem solicitar o documento de forma online pela plataforma Identidade estudantil a partir da próxima segunda-feira. A solicitação também pode ser realizada de forma presencial, desde que agendada no site da Etufor e escolhido um dos postos de atendimento, que são:

  • Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União)
  • Shopping RioMar Kennedy
  • Vapt Vupt Centro, Messejana, Riomar Fortaleza e Antônio Bezerra
  • Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza

Quais documentos são necessários?

A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.

É preciso refazer a biometria?

A Etufor informou que todos os estudantes devem realizar novamente a biometria que pode ser feita online ou de modo presencial. A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Sou novato. Como fazer a carteirinha?

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma online ou presencial para receber a carteira nova.

E como solicitar a carteirinha de veteranos?

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.

Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Os alunos que já possuem carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, devem apenas imprimir o boleto pelo site.

Mudei de escola/universidade. Como fazer a carteirinha?

Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados. Ambos devem acessar o Catálogo de Serviços.

Sou aluno do Prouni. Como fazer a carteirinha?

Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2023, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou de forma presencial. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação./g1

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia