Caos no Rio: municípios ficam debaixo d’água após tempestades

3 Min. de Leitura

As fortes tempestades que caíram no Rio de Janeiro durante a noite desse sábado (13/1) e madrugada deste domingo (14/1) provocaram estragos em casas, carros e inundação no transporte público, com um “rio” formado no Metrô. Relatos espalhados em vídeos publicados na internet mostram diversos municípios em baixo d’água. Há ao menos dois desaparecidos.

Provas previstas para este domingo foram adiadas, como as da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e o concurso para bolsistas na área de saúde para a Prefeitura do Rio.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado (13/1), alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais.

O Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.

Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina.

Vídeos de alagamento

Durante a noite, moradores filmaram ruas tomadas pela água barrenta em Guaiuba, no Complexo do Acari. Também há registros da noite de pânico vivida em Nova Iguaçu e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Veja vídeo:

No MetrôRio, ainda não se sabe a extensão dos danos causados pelas chuvas, mas moradores registraram o “rio” que se formou entre Acari e Pavuna.

Vídeo postado no X pelo perfil
@rjfavelanoticia mostrou uma das estações totalmente alagada. O serviço ficou interrompido temporariamente.

Há relatos de que dezenas de pessoas acabaram ilhadas na estação de Colégio. “Gente que trabalha até tarde da noite e pegam os últimos trens da noite para ir para casa, mas, devido a essa forte chuva, o metrô só tá indo até Colégio. Ruas estão todas alagadas”, comentou o administrador do perfil.

Veja vídeo:

Jet ski

Em Rocha Miranda, Zona Norte do RJ, um homem foi flagrado pilotando um jet ski, na madrugada deste domingo (14/1).

Em uma das cenas é possível ver que homem leva também uma mulher, que aparentemente grava a situação, e uma criança./ Metrópoles

Veja:

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia