Camilo arrasta Elmano para vitória no primeiro turno ao Governo do Ceará

2 Min. de Leitura

Por Reginaldo Silva, Professor, Radialista e Jornalista

Ninguém ganha uma eleição sozinho. Um conjunto de fatores leva a uma vitória coletiva, mas, existem personagens que se notabilizam por seus feitos, foi assim com a eleição de Elmano de Freitas (PT) em primeiro turno ao Governo do Estado, em que Camilo Santana (PT), também eleito senador pelo Ceará, construiu a vitória do petista ainda no primeiro turno.

Foi Camilo quem fez a defesa austera da candidatura da governadora Izolda Cela ao Governo do Ceará no primeiro momento para escolha dos candidatos, ganhando ainda mais sua lealdade e simpatia. Também foi Camilo que por sua lealdade e amizade ao senador Cid Gomes (PDT) fez com que o ex-governador não se manifestasse ao longo do pleito eleitoral em primeiro turno a favor do candidato do PDT. Camilo ainda construiu o nome de Elmano entre os partidos aliados e conseguiu o aval do ex-presidente Lula.

Por fim, Camilo iniciou um périplo pelos municípios cearenses ampliando a base de apoio dos gestores municipais que sempre foram tratados sem distinções partidárias em seu governo, levando prefeitos de diferentes siglas a apoiarem a candidatura de Elmano.

Camilo foi eleito com 3,3 milhões de votos dos cearenses, uma votação histórica no Estado com 69,76% dos votos, quadro que já vinha sendo apontado nas pesquisas eleitorais.

A vitória de Elmano de Freitas em primeiro turno, com 54,2% dos votos no Estado, já era ventilada por aliados mais próximos do ciclo de Camilo, mas, a maioria ficava incrédula diante dessa possibilidade.

O resultado eleitoral para o Governo do Ceará traz uma analogia com o futebol brasileiro, se Garrincha levou nas costas a Copa de 62, Pelé a de 70 e Maradona a de 86, Camilo também arrastou Elmano para uma vitória no primeiro turno ao Palácio da Abolição.

Compartilhar Notícia