A crise fez alguns brasileiros modificarem hábitos econômicos, mas ao contrário do que se pensa, nem todos os hábitos são de “corte”. Apesar de a população ter tido uma queda na renda média, os brasileiros não cortaram custos na hora de comprar o equipamento queridinho do momento: o smartphone. de acordo com o Ig, a redução de gastos ocorreu significativamente com um gasto considerado básico: o supermercado.
A pesquisa, realizada pelo aplicativo de gestão financeira doméstica GuiaBolso, revela que gastos com TV a cabo, internet e telefone subiram 26% em setembro; no mesmo período, as compras em mercados reduziram 6,5%. Desde janeiro, os gastos com telecomunicações aumentaram 26% no total. O levantamento foi feito com 75 mil usuários ativos do app no Brasil.
“Em setembro, 13,1% do salário foi gasto com supermercado, número 6,5% menor do que o visto em janeiro (14%). O forte aumento de preço nas gôndolas pressionou o consumidor na hora de encher o carrinho”, revela Thiago Alvarez, administrador e sócio fundador do GuiaBolso. Segundo o IBGE, Alimentação em Domicílio já acumula alta de 7,37% em 2015, em dados de janeiro a setembro.