Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Bolsonaro concordou com plano para matar Lula, Alckmin e Moraes, diz PGR
DestaquesPolítica

Bolsonaro concordou com plano para matar Lula, Alckmin e Moraes, diz PGR

Ultima atualização: 19/02/2025 8:47 AM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou na denúncia apresentada nesta terça-feira (18/2), que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi informado e concordou com o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, na reta final de 2022.

“O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do Presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições”, afirmou Gonet.

No documento apresentado a Moraes, que é o relator o inquérito do golpe no Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet afirmou que as investigações “revelaram aterradora operação de execução do golpe, em que se admitia até mesmo a morte do Presidente da República e do Vice-Presidente da República eleitos, bem como a de Ministro do Supremo Tribunal Federal”.

O procurador-geral fez menção às provas reunidas pela PF, mas não apontou qual delas indicavam o envolvimento direto de Bolsonaro e o seu consentimento na tentativa de assassinato de adversários.

A PF identificou o plano Punhal Verde e Amarelo em novembro do ano passado durante a Operação Contragolpe. O documento foi apreendido com o general reformado do Exército Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Presidência do governo Bolsonaro. O planejamento previa o uso de químicos para causar um colapso orgânico” no presidente Lula, considerando a vulnerabilidade de saúde e ida frequente a hospitais do petista.

O relatório da PF afirmou que Fernandes esteve com Bolsonaro dias após imprimir o plano criminoso nas dependências do Palácio do Planalto. O general também se encontrou com militares do Exército que integravam o grupo disposto a cometer os assassinatos das autoridades.

Segundo Gonet, o ex-presidente Bolsonaro e demais membros da organização criminosa “estruturaram, no âmbito do Palácio do Planalto, plano de ataque às instituições, com vistas à derrocada do sistema de funcionamento dos Poderes e da ordem democrática, que recebeu o sinistro nome de ‘Punhal Verde Amarelo’”.

A equipe da PGR que formulou a denúncia também mencionou outros planos que se somaram ao Punhal Verde Amarelo para desestabilizar as instituições e manter Bolsonaro no Poder. Na avaliação da instituição, os diversos planos culminaram na Operação Copa 2022, que buscava criar comoção nacional por meio da morte de Lula, Alckmin e Moraes para arrastar o Alto Comando do Exército para a tentativa de golpe.

Com as falhas em etapas anteriores, “a última esperança da organização estava na manifestação de 8 de janeiro”, afirmou Gonet./AE

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Mombaça: Governo do Ceará entrega tablets a estudantes e autoriza construção de nova estrada

22 de abril de 2026
CearáDestaques

Aneel autoriza aumento na conta de energia no Ceará

22 de abril de 2026
CearáDestaques

Aluno morre em academia de Fortaleza durante exercício físico

22 de abril de 2026
CearáDestaques

Romeu Aldigueri reforça apoio de Cid Gomes à reeleição de Elmano e relembra episódio de 2022

22 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?