Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Municípios > Autorização para cooperativas de crédito captarem recursos de Municípios vai à sanção
Municípios

Autorização para cooperativas de crédito captarem recursos de Municípios vai à sanção

Ultima atualização: 12/12/2017 7:31 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

Em um dia bastante positivo para os Municípios, o Congresso Nacional concluiu a votação do projeto que autoriza as cooperativas de crédito a captarem recursos de Municípios. O Projeto de Lei da Câmara 157/2017 Complementar foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal, nesta terça-feira, 12 de dezembro, e segue sanção da Presidência da República.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o movimento municipalista nacional comemoram a aprovação. A entidade municipalista lembra: hoje, somente os bancos oficiais podem operar recursos de Prefeituras, mas em 564 Municípios a cooperativa é a única instituição financeira existente.

O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, destaca que a proposição facilitará o acesso dos Municípios aos agentes financeiros, fortalecer a economia local com o uso dos recursos municipais nas comunidades e evitar distorções, capilarizando o crédito rural e o desenvolvimento regional. Além disso, a medida deve promover o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

Texto
De autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), o texto permite que cooperativas de crédito captem recursos de Municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas. Atualmente, a Lei Complementar 130/2009 possibilita a captação de recursos e concessão de créditos, com garantias restritas aos associados. Para o parlamentar é inconcebível a impossibilidade de as Prefeituras depositarem seus recursos nas instituições financeiras que de fato estão localizadas em seus Municípios.

Diante disso, a justificativa do PL destaca que as cooperativas de crédito são instituições financeiras sem fins lucrativos, reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, presentes em mais de 2 mil Municípios, com quase 5 mil pontos de atendimento.

Deliberação
No Plenário, o texto foi relatado pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Ele ressaltou a importância das cooperativas de crédito para o desenvolvimento dos Municípios, uma vez que são entidades já com solidez reconhecida. Além disso, destacou, as cooperativas reúnem mais de nove milhões de cooperados, num ativo, em 2017, estimado em R$ 220 bilhões.

Durante a deliberação, o senador Cidinho Santos (PR-MT) reforçou a importância da aprovação do projeto em um momento em que os grandes bancos diminuem sua rede de atendimento nas pequenas cidades, ao permitir que as cooperativas possam pagar, por exemplo, aposentados e pensionistas.

Com informações do Senado

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

Municípios

Internauta debocha de inglês de Ludmilla em show, e ela provoca ao revelar valor do cachê

25 de agosto de 2025
CearáDestaquesMunicípios

Jeová Mota e Janaína Farias discutem projetos estruturantes para Crateús e região

17 de janeiro de 2025
CearáDestaquesMunicípios

Após paralisação dos serviços de limpeza pública em Santa Quitéria por falta de pagamento, prefeitura emite Nota comunicando que os problemas foram sanados

17 de janeiro de 2025
CearáDestaquesMunicípios

Raimundo Martins, presidente da Fetraece, reforça compromisso com trabalhadores rurais em audiência sobre o Projeto Hora de Plantar

16 de janeiro de 2025

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?