Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista, Jornalista
Quando tudo parecia normal, eis que surge mais uma declaração que incendiou a relação entre PT e PDT, dada pelo presidenciável pedetista Ciro Gomes.
Ciro disse ao programa Jangadeiro Bandnews, ao radialista Nonato Albuquerque que existe um “lado corrupto” no PT do Ceará e acrescentou: “É bom que todo mundo sabia que esse acordo vai acontecer se o interesse do Ceará estiver acima. Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também”, afirmou o presidenciável.
Após as declarações de Ciro, petistas convocaram uma reunião extraordinária da Executiva Estadual para avaliar a manutenção da aliança entre PT e PDT para esta quarta-feira (04/05).
O deputado federal José Guimarães disse nas redes sociais que as declarações do presidenciável são de extrema gravidade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará.
As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará. Realizaremos reunião extraordinária da Executiva Estadual, amanhã, 04/05 p deliberações a respeito.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) May 3, 2022
Já a governadora Izolda Cela tratou de amenizar o conflito. Como pedagoga a governadora abrandou a situação fazendo a seguinte declaração: “gostaria de expressar todo o meu respeito à aliança de partidos que ajuda a governar o Ceará e tem contribuído para os muitos avanços do nosso estado nesses últimos anos. PDT, PT, MDB, PSD e tantos outros que integram nosso Governo têm sido fundamentais em todo esse processo” escreveu Izolda no Twitter.
Gostaria de expressar todo o meu respeito à aliança de partidos que ajuda a governar o Ceará e tem contribuído para os muitos avanços do nosso estado nesses últimos anos. PDT, PT, MDB, PSD e tantos outros que integram nosso Governo têm sido fundamentais em todo esse processo.
— Izolda Cela (@IzoldaCelaCe) May 3, 2022
Ciro volta sua artilharia verbal para o PT do Ceará no momento em que a aliança parecia consolidada entre os dois partidos, agora poderá inviabilizar essa aliança partidária que se mantém há anos, em nome de seu projeto nacional, podendo colocar em risco os dois projetos.
Nesta eleição vai ganhar quem errar menos, mas, parece que Ciro de tanto combater o Bolsonaro vai ficando cada vez mais parecido com ele.