Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > As motivações de Ciro Gomes para uma possível candidatura ao Palácio da Abolição. Por Reginaldo Silva
CearáDestaquesPonto Político

As motivações de Ciro Gomes para uma possível candidatura ao Palácio da Abolição. Por Reginaldo Silva

Ultima atualização: 21/08/2025 11:30 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

No encontro realizado em Brasília para oficializar a Federação União Progressista, o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes parecia à vontade. Sentou-se à mesa principal e discursou diante de governadores, senadores, ministros, deputados federais e dirigentes partidários de todo o país. “Aqui é meu lugar”, deve ter pensado Ciro.

É inegável a identificação de Ciro com a política nacional, mas o que motivaria o ex-ministro a disputar uma eventual candidatura ao governo do Ceará?

Ouso aqui a levantar três hipóteses que ajudam a explicar a revolta de Ciro com o PT, que o levaria a abandonar o sonho de ser presidente da República para mirar o Palácio da Abolição em 2026.

Uma das hipóteses que justifique esse ressentimento de Ciro com o PT, remonta o ano de 2009, quando ele estava bem situado nas pesquisas eleitorais para uma eventual candidatura à presidência da República, superando os dois dígitos naquela época. Filiado ao PSB, aliado histórico do Partido dos Trabalhadores, Ciro foi convencido a transferir o título eleitoral para São Paulo para uma eventual candidatura ao governo naquele estado.

Aquela altura da vida pública, Ciro já havia disputado duas eleições presidenciais, estava bem cotado no cenário nacional da época, contudo, no pleito de 2010, acabou ficando de fora do processo eleitoral. Não disputou à presidência da República e muito menos o governo de São Paulo, ali, começou um acúmulo de mágoas do PT e do presidente Lula. Nos anos seguintes, o distanciamento se tornou visível, embora no Ceará a aliança política tenha sido mantida.

Esse ressentimento com o PT chegaria ao Ceará em 2022, com o rompimento da aliança entre PT e PDT. Ciro não aceitava a reeleição de Izolda, vista como próxima de Camilo Santana e queria o apoio para Roberto Cláudio, cuja candidatura era mais alinhada ao seu projeto político nacional. Ciro era um crítico ferrenho do PT e no seu estado tinha uma aliança histórica, isso causava um desconforto e gerava desconfiança na sua campanha. O impasse resultou na escolha de Elmano de Freitas, que venceu a eleição e permanece à frente do estado.

Em 2022, Ciro ficou atrás de Lula e Bolsonaro no Ceará, enquanto Camilo conquistou quase 70% dos votos para o Senado. Para Ciro, esse revés foi consequência direta da articulação de Camilo e de seu irmão Cid, que optaram por não apoiar diretamente sua candidatura presidencial nem a de Roberto Cláudio no estado.

Outra motivação vem de dentro de casa. Ciro ainda guarda um certo “ressentimento” do irmão Cid Gomes por ter se resguardado na Serra da Meruoca no primeiro momento da campanha de 2022, em que sua candidatura à presidência naufragava em meio a polarização entre Lula e Bolsonaro. Ciro acreditava que se vencesse pelo menos no seu estado, ainda teria sobrevida em nível nacional, o que não ocorreu.

Por isso, Lula, Camilo e Cid se transformam nas principais razões que poderiam levar Ciro a disputar o Palácio da Abolição em 2026. O ressentimento, no entanto, pode não ser o melhor conselheiro, ainda que o ex-ministro atribua ao trio a mais humilhante de suas derrotas eleitorais.

Em meio aos fatos e reflexões, Ciro caminha para definir seu destino partidário; PDT, PSDB ou União Brasil, mas não restam dúvidas quanto à sua motivação eleitoral. Quanto aos eleitores, resta a expectativa de que, independentemente das motivações pessoais ou partidárias, o pleito de 2026 seja marcado por um debate de alto nível, com propostas concretas capazes de melhorar a vida do povo cearense.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Pesquisa Genial/Quaest para o Senado no Ceará: Cid e Capitão Wagner lideram, veja os números

30 de abril de 2026
CearáDestaques

Pesquisa Genial/Quaest: Ciro lidera contra Elmano e perde para Camilo, veja os números

30 de abril de 2026
DestaquesOutros

Banco Central reduz juros básicos para 14,5% ao ano

29 de abril de 2026
CearáDestaques

Senado rejeita nome de Jorge Messias para o STF

29 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?