Apagão afeta vários estados brasileiros

2 Min. de Leitura
Linhas de transmissão de energia, energia elétrica

O apagão desta terça-feira (15/8) teria começado na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte, no Pará. A subestação, que recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia e distribui a eletricidade para o restante do Brasil.

As informações são do jornal O Globo. Ainda de acordo com o jornal duas grandes linhas de transmissão de Belo Monte foram desligadas, ocasionando uma falha em cascata, devido o sistema elétrico ser  interligado, uma falha no Norte compromete todo sistema.

Já o apagão que afetou o Sul e o Sudeste do país foi proposital, com o objetivo de evitar que o problema na rede se espalhasse.

As informações preliminares apontam que uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. É como se, na prática, as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste.

PROBEMAS NO NORTE E NORDESTE

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta terça foi um “evento de grande porte”.

“Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil (…) O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte”, disse Feitosa.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que é responsável por administrar o fornecimento de energia no país, informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota do órgão, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

 

Compartilhar Notícia