André Fernandes será alvo do Conselho de Ética por suposta fala racista

1 Min. de Leitura

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) será alvo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8/11) por fala supostamente racista no contexto da votação da reforma tributária.

André Fernandes discordou que o aspecto do gênero fosse inserido dentro de uma matéria como a reforma tributária. Ele disse que o deputado federal Rogério Correia subiu à tribuna para falar que o gênero ao qual o texto se refere é alimentício. Foi a razão pela qual, em tom irônico, Fernandes rebateu que, se o gênero é alimentício, a raça só poderia ser “de boi”.

A deputada Jack Rocha (PT-ES) viu na fala de André crime de racismo, o parlamentarpor sua vez se defende dizendo que apenas respondeu Correia em mesmo nível. Ele afirmou que o crime de racismo não pode ser banalizado.

Ainda quando deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), André foi suspenso do mandato por 30 dias por quebra de decoro.

O parecer que aponta quebra de decoro receberá análise preliminar. O relator do caso é o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), que ainda não divulgou o teor do texto.

Compartilhar Notícia