Ampliação e recuperação de municípios que já foram governados pelo PT estão nas diretrizes da legenda para 2024 no Ceará

3 Min. de Leitura

O Partido dos Trabalhadores deve realizar uma grande festa de filiação para receber o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e cerca de 10 prefeitos que estarão se filiando a legenda no próximo sábado. O evento deve contar com a presença do ministro da Educação Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas (PT).

Dentre os municípios em que os prefeitos estão sendo aguradados para filiação estão: Nova Olinda, Icó, São Gonçalo do Amarante, Itatira, Itapajé, Uruoca, São Benedito, Granja, Varjota e Aurora, podendo ainda ter ampliação na lista das novas adesões a sigla.

De acordo com o presidente da sigla, Antonio Filho, o Conin, o partido trabalha com a perspectiva de três diretrizes que devem guiar as estratégias do PT para as eleições municipais. A primeira delas é a reeleição de quem, atualmente, já está no comando do Executivo municipal. 

“Para isso a gente está tentando fazer todo um esforço de acompanhamento das gestões. Como estão essas gestões, qual a avaliação delas. Tem umas que estão bem avaliadas, outras com alguma dificuldade. O partido precisa estar junto, acompanhando, orientando no que for possível, apoiando no que for possível”, enfatiza o presidente. 

Para Conin, o espelho da gestão de Lula e Elmano são fundamentais para atigir essa meta incrementando ações nesse final de ano e no próximo ano para fortalecer essas administrações. 

A segunda diretriz, segundo ele, é “recuperar gestões”. “Municípios que já governamos, que a população já conhece o PT, já experimentou o modo petista de governar, está sendo governado por outro projeto e pode comparar”, defende Conin. 

Entre os exemplos, está Fortaleza, que já foi governada por Maria Luiza Fontenele (na época, no PT), e pela deputada federal Luizianne Lins (PT), que é novamente pré-candidata ao cargo de prefeita da Capital. Outros municípios citados por ele são Crateús, Senador Pompeu, Quixadá e Salitre. 

Por último, devem ser priorizados os municípios “importantes para o PT e para a geopolítica do estado”. Neste caso, ele cita as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza como exemplos. “Municípios que têm importância geopolítica para o estado e que têm lideranças do PT, do nosso campo, muito bem posicionadas para disputar as eleições do ano que vem”, assevera Conin.

Compartilhar Notícia