Ao abrir a sessão, Romeu Aldigueri deu as boas-vindas ao governador Elmano de Freitas, à vice-governadora Jade Romero, além de parlamentares, secretários de Estado, autoridades, servidores e representantes da imprensa. Em seu discurso, o presidente da Alece reforçou a importância do respeito institucional e da independência entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, destacando que a harmonia é fundamental para a construção de soluções que impactem positivamente a vida da população cearense.
Romeu ressaltou que a parceria entre o Parlamento e o Poder Executivo seguirá como prioridade em 2026. Segundo ele, a Alece tem atuado de forma célere na apreciação e aprovação das mensagens encaminhadas pelo Governo do Estado, sempre pautada pelo diálogo, pelo debate democrático, respeito as diferenças e pela responsabilidade institucional.
Durante a leitura da mensagem governamental, Elmano de Freitas reafirmou o compromisso com o Legislativo e apresentou as diretrizes das ações para 2026, com prioridade em áreas consideradas essenciais, como educação, segurança pública, saúde, geração de emprego e outras políticas de impacto direto na vida dos cearenses.
“A boa relação que nós tivemos nos últimos 16 anos fez com que o Estado progredisse de uma maneira muito mais rápida e efetiva. Hoje, ficou claro isso com a presença não só do Legislativo e do Executivo, mas também de representantes do Judiciário, reforçando o respeito entre os Poderes. Seguimos juntos, trabalhando por um Ceará cada vez melhor e mais forte”, destacou Romeu Aldigueri.
O presidente da Alece também enfatizou o caráter democrático e transparente da instituição, lembrando que a Assembleia é a única Casa Legislativa do Nordeste a possuir o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). “Hoje, temos a Casa mais transparente do Brasil e a única do Nordeste com o Selo Diamante. Isso é motivo de orgulho e gratidão”, afirmou.
Romeu Aldigueri frisou ainda a importância da aproximação do Poder Legislativo com a população e o compromisso da atual gestão em fortalecer a democracia, a transparência e a responsabilidade social. “O Parlamento precisa funcionar, produzir e estar aberto à população. Esse é um esforço permanente”, pontuou.
Ao comentar as expectativas para o ano de 2026, marcado por eleições gerais, o presidente da Alece reconheceu que os debates tendem a ser mais intensos, mas defendeu o respeito às diferenças e o foco no interesse coletivo. “Será um ano de grandes debates e enfrentamentos naturais do Legislativo, mas sempre buscando deixar as disputas municipais nos municípios e pensar, acima de tudo, no bem comum do povo cearense”, concluiu.
(Foto: Júnior Pio/Alece)





