Açudes de Santa Quitéria, Catunda e Sucesso em Tamboril sangraram

2 Min. de Leitura

Ao todo no Ceará já são 51 açudes sangrando. Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora os 157 açudes de todo o estado.

Durante o último fim de semana, dez açudes atingiram a capacidade máxima, de acordo com informações extraídas da última atualização, às 8h 28min desta segunda-feira (8/4).

Dentre os açudes que sangraram estão o Carmina (Catunda), Edson Queiroz (Santa Quitéria) e Sucesso em Tamboril, além dos açudes do Poço do Barro (Morada Nova), Quixeramobim (Quixeramobim), Diamante (Coreaú), Tejuçuoca (Tejuçuoca), Batente (Ocara), Pacajus (Chorozinho) e Pesqueiro (Capistrano)

O açude Carmina começou a sangrar no final da tarde deste domingo (7/4), o açude Carmina, o reservatório estava há 15 anos sem sangrar e ao longo deste período, passou por momentos críticos, ficando com menos de 10% de sua capacidade total.

Em Santa Quitéria o açude Edson Queiroz estava há 13 anos sem sangrar e a expectativa da população era muito grande. A população do município comemorou a sangria do açude com muita festa, visitando o sangradouro, com barracas montadas e e show musical para alegrar os banhistas.

O açude de Sucesso, em Tamboril, João José de Castro, que sangrou muito forte no ano passado voltou a sangrar e fazer a alegria dos tamborilenses, outros açudes de menor porte também já sangraram no município.

(Foto: Thiago Rodrigues/AVSQ)

 

Compartilhar Notícia