O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (22/8) que o ex-ministro Ciro Gomes está “renovado” e pode ser uma das opções do partido para disputar cargos majoritários no Ceará em 2026. A declaração foi feita em entrevista ao Contexto Metrópoles, na qual o dirigente comentou sobre as movimentações que envolvem a possível filiação de Ciro ao União Brasil ou até mesmo à recém-criada federação União Progressista (UPb).
União Brasil de olho em Ciro Gomes
Para ACM Neto, a chegada de Ciro ao União Brasil seria “um motivo de alegria”, embora ainda não haja definição sobre sua filiação. Ele também reforçou que o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, segue como principal aposta do partido para a disputa ao governo estadual, mas sem descartar o papel de Ciro.
“O nome a ser trabalhado para o governo é o do ex-prefeito Roberto Cláudio, mas sem excluir a possibilidade de uma candidatura de Ciro, que tanto pode ser candidato ao Governo como ao Senado”, declarou ACM Neto.
Cenário político em aberto
A fala do dirigente reforça a movimentação dos bastidores no Ceará, onde Ciro Gomes avalia os próximos passos, se fica no PDT, se vai para o PSDB ou se integra o União Brasil junto com o ex-prefeito Roberto Cláudio. Caso confirme a mudança de partido, o ex-ministro ampliaria as alternativas da oposição ao grupo liderado pelo PT no Estado, encabeçado pelo governador Elmano de Freitas, que também segue candidatíssimo à reeleição.
Com isso, o União Brasil tem consolidar sua força com a adesão de Ciro Gomes e Roberto Cláudio, mirando tanto a disputa pelo Palácio da Abolição quanto para uma cadeira no Senado Federal.