Acesso a estádios em Fortaleza será restrito a pessoas cadastradas

3 Min. de Leitura

A penas torcedores cadastrados, com biometria facial registrada nos bancos de dados da Prefeitura de Fortaleza, terão acesso aos estádios de futebol na Capital cearense. Essa nova medida foi apresentada em reunião, nesta segunda-feira (12), entre representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e forças de segurança. Foram definidas ainda outras medidas para conter a violência na cidade, em especial nos estádios ou envolvendo torcidas organizadas.

A reunião ocorreu três dias após a chacina no Benfica, bairro universitário de Fortaleza. Na ocasião, um ataque à sede da Torcida Uniformizada de Fortaleza (TUF) deixou quatro mortos; a cerca de 400 metros do local, na Praça da Gentilândia, outro tiroteio matou três pessoas. Um suspeito foi preso.

Uma das ações importantes é cadastrar o torcedor e ter o registro biométrico da sua entrada no estádio. A gente, com isso, garante a segurança de quem está dentro do estádio e também uma segurança indireta fora do estádio. A gente vai saber se tem alguém com um mandado em aberto, alguém que pode gerar risco à sociedade com interesse em entrar no estádio – afirmou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Ele informa que ainda não há um prazo definido para a medida entrar em vigor, mas ela será adotada “depois de dar tempo para cadastrar” todos os interessados. Ainda segundo Roberto Cláudio, a Prefeitura já tem um cadastro de biometria facial de milhares de pessoas que fazem uso do Bilhete Único (utilizado no transporte público de Fortaleza para pagar passagens), que serão aproveitados no controle de entrada nas arenas esportivas.

  Vai ter um grupo trabalhando nisso, será dado um prazo. Já tem um banco de dados, por meio do Bilhete Único, é preciso ter tempo para cadastrar outras pessoas não cadastradas.

Caso um torcedor seja de outra cidade e queira frequentar um estádio em Fortaleza, ele poderá fazer o cadastro no local da partida. Além do registro para entrar no estádio, a reunião definiu as seguintes medidas de segurança:

– Criação de uma comissão mista parlamentar, com vereadores, deputados, membros dos clubes de futebol e da Segurança para debater políticas de prevenção;

– Aprimorar o diálogo com os órgãos de fiscalização e acessibilidade para criar reordenamento urbano do entorno dos estádios;- Ter acesso a informações sobre cadastro de associados em torcidas organizadas de clubes de Fortaleza./ (Foto: Valdir Almeida/G1 CE)/ge

Compartilhar Notícia